Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74413
Tipo: TCC
Título : Implementação de realidade aumentada e acessibilidade para auxiliar alunos surdos e ouvintes no aprendizado de química orgânica no jogo "Accessible Interactions 500"
Título en inglés: Implementation of augmented reality and accessibility to assist deaf and hearing students in learning organic chemistry in the game "Accessible Interactions 500"
Autor : Araújo, Felipe Henrique Morais
Tutor: Carvalho, Windson Viana de
Palabras clave en portugués brasileño: Realidade Aumentada;Jogos;Surdos;Aprendizagem;Química
Áreas de Conocimiento - CNPq: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Fecha de publicación : 2022
Citación : ARAÚJO, Felipe Henrique Morais. Implementação de realidade aumentada e acessibilidade para auxiliar alunos surdos e ouvintes no aprendizado de química orgânica no jogo "Accessible Interactions 500". 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O jogo Accessible Interactions 500 é uma nova versão do jogo híbrido Interactions 500. A professora Natália Fernandes em seu mestrado utilizou Interactions 500 como material de estudos, e percebeu que, apesar do jogo possuir tradução para 4 idiomas, ele ainda não possui tradução para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e ela comprovou que os alunos surdos tiveram desvantagens em partidas sem intérprete em comparação com partidas que tiveram intérprete. Além disso, em seu trabalho ela encontrou estudos que mostram os beneficios da utilização de Realidade Aumentada no ensino de surdos, visto que a língua de sinais é uma linguagem viso-espacial. Então, foi idealizada a criação do jogo Accessible Interactions 500 com a utilização de Realidade Aumentada. Este texto mostra a parte técnica do desenvolvimento do jogo realizada como trabalho de conclusão do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Descreve-se como a game engine Unity e Vuforia Engine foram usadas para gerenciar a experiência de Realidade Aumentada. São também apresentadas descrições sobre o uso do Firebase como mecanismo de armazenamento em nuvem para os videos de interpretação em LIBRAS e outras ferramentas que ajudaram o desenvolvimento do jogo. O Accessible Interactions 500 passou por testes de usabilidade com uma turma de alunos surdos e ouvintes do Ensino Médio, e de acordo com os resultados, a experiência do usuário obteve resultados positivos e o jogo pode ser realizado sem grandes sobressaltos. Apesar do resultado satisfatório, durante as partidas alguns problemas e bugs ocorreram que podem ser corrigidos em suas próximas versões.
Abstract: Accessible Interactions 500 is a new version of the hybrid game Interactions 500. In a master's study, Fernandes used Interactions 500 as study material and realized that, although the game has a translation for 4 languages, it still does not have a translation for Brazilian Sign Language (LIBRAS). Fernandes also proved that deaf students had disadvantages in games without an interpreter compared to games with an interpreter. In addition, several studies show the benefits of using Augmented Reality in deaf students' education, since sign language is a visuospatial language. To address this need, we idealized the game Accessible Interactions 500 using Augmented Reality. This work presents the technical part of the game's development, describing how the game engine Unity and Vuforia Engine were used to manage the Augmented Reality experience, the use of Firebase as a cloud storage mechanism for the LIBRAS interpretation videos, as well as other tools used in the development. We also performed usability tests with a class of deaf students and hearing high school students. According to the results, the user experience was considered positive, with no significant problems. Despite the satisfactory result, we noticed some problems and bugs during the gameplay that can be fixed in next versions.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74413
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1153775708078689
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1744732999336375
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_wvcarvalho.pdf19,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.