Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74412
Type: TCC
Title: Eternos (2021): um estudo de caso sobre adaptação de personagens de histórias em quadrinhos para o cinema
Title in English: Eternals (2021): a case study on adapting comic book characters to film
Authors: Oliveira, David Salviano de
Advisor: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Keywords in Brazilian Portuguese : Adaptação;Histórias em Quadrinhos;Cinema;Eternos
Knowledge Areas - CNPq: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Issue Date: 2022
Citation: OLIVEIRA, David Salviano de. Eternos (2021): um estudo de caso sobre adaptação de personagens de histórias em quadrinhos para o cinema. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os Eternos são personagens da Marvel Comics que pela primeira vez receberam uma adaptação cinematográfica em um mercado que hoje está repleto de filmes baseados em histórias em quadrinhos, trazendo inúmeros personagens que são apresentados de formas diferentes em relação à plataforma de origem, da qual em alguns casos, os materiais inspirados são antigos. Dessa forma, a presente pesquisa busca compreender como personagens de histórias em quadrinhos foram adaptados para o cinema no filme Eternos (Zhao, 2021). Para atingir o objetivo foram discutidos conceitos sobre quadrinhos e cinema, entendendo como ambas as linguagens se propõem a funcionar perante um público leitor, bem como são trabalhadas as adaptações de uma plataforma para outra. Na realização da pesquisa, foi utilizado o estudo de caso trabalhado por Yin (2001), aliado ao método comparativo de Fachin (2001) para que pudesse ser realizada a análise dos quadrinhos dos Eternos comparados ao cinema. Como resultado, percebeu-se que as mudanças feitas nos personagens, em sua maioria, ainda conseguem estabelecer semelhanças com suas contrapartes ao mesmo tempo em que conseguem renovar a identidade visual e narrativa de tais heróis para um novo meio midiático. Assim, percebe-se que as adaptações cinematográficas conseguem retrabalhar personagens antigos e ainda assim tentar alcançar um novo público nos tempos modernos permitindo a sobrevivência do produto no mercado ao longo dos anos.
Abstract: The Eternals are Marvel Comics characters that for the first time have won a film adaptation in a market that today is full of films based on comic books, bringing numerous characters that are presented in different ways in relation to the platform of origin, where in some cases the inspired materials are from before the end of the twentieth century. Thus, the present research seeks to understand how characters from comic books have been adapted for cinema in the film Eternals (Zhao, 2021). To achieve the goal, concepts about comics and cinema were discussed, understanding how both languages propose to work before a reading public, as well as how adaptations from one platform to another are worked out. In the research's realization, the case study worked by Yin (2001) was used, allied to the comparative method of Fachin (2001) so that the analysis of the Eternal comics compared to cinema could be carried out. As a result, it was realized that the changes made to the characters in the majority, still manage to establish similarities with their counterparts while still managing to renew the visual and narrative identity of such heroes for a new media medium. Therefore, it is found that film adaptations manage to rework old characters while still trying to reach a new audience in modern times allowing the product's market survival over the years.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74412
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2300088312341296
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6013088230083785
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_dsoliveira.pdf5,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.