Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74386
Type: | Dissertação |
Title: | Utilização de um blog como ferramenta educacional para o ensino de energia mecânica no ensino médio |
Authors: | Borges, Mateus Alcântara de Castro |
Advisor: | Freire, Paulo de Tarso Cavalcante |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensino de Física;Energia mecânica;Aprendizagem significativa;Blog |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | BORGES, M. A. C. Utilização de um blog como ferramenta educacional para o ensino de energia mecânica no ensino médio. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Entendendo-se que nos tempos atuais há uma certa facilidade de acesso à internet, nota-se que, cada vez mais, as tecnologias digitais estão presentes no dia a dia dos alunos. Esta dissertação tem como propósito utilizar as vantagens por elas oferecidas aplicando-as ao ensino de Física como forma de se obter um aprendizado mais significativo. A ferramenta educacional desenvolvida utilizada no presente trabalho foi um blog educacional chamado Sr. Fisicista, que fornece aos estudantes materiais teóricos, textos contextualizados para que se possa ver onde a Física é aplicada e a utilização de simulações virtuais, que possibilita ao discente alterar na prática as variáveis físicas e observar como o evento analisado foi afetado. Tal produto educacional baseou-se na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e consiste na aplicação de três sequências didáticas que podem ser moldadas de acordo com as metas do professor. Também foi aplicado um questionário sobre o conteúdo de energia mecânica e uma pesquisa de opinião. Através dos resultados obtidos com as respostas dos alunos dadas no questionário e na pesquisa de opinião, fez-se uma análise parcialmente quantitativa, porém, principalmente qualitativa. Da pesquisa pode-se concluir que o produto educacional trabalhado apresenta um grande potencial para utilizar-se como uma complementação eficiente ao ensino defísica. |
Abstract: | Understanding that nowadays there is a certain ease of access to the internet, it is noted that, more and more, digital technologies are present in the daily lives of students. This dissertation aims to use the advantages offered by them applying them to the teaching of Physics as a way to obtain a more meaningful learning. An educational tool developed used in the present work was an educational blog called Sr. Fisicista, which provides students with theoretical materials, contextualized texts so that they can see where Physics is applied. In addition, the use of virtual simulations allows students to change physical variables in practice and observe how the analyzed event was affected. This educational product is based on David Ausubel's theory of meaningful learning and consists of the application of three didactic sequences that can be shaped according to the teacher's goals. A tester on the content of mechanical energy and an opinion poll were also applied. Through the results obtained by the answers of the students given in the opinion poll, a partially quantitative analysis and mainly qualitative was made. It can be concluded that the educational product worked presents a great potential to be used as an efficient complementation to the teaching of Physics. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74386 |
Advisor's ORCID: | 0000-0002-2321-3709 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5396850632263675 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_macborges.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.