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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74374
Tipo: | Dissertação |
Título : | A variação linguística na escrita dos estudantes do ensino fundamental I: uma proposta de ensino |
Autor : | Lino, Kátia Cristina Gomes |
Tutor: | Alencar, Maria Silvana Militão de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Variação linguística;Fenômenos fonológicos;Intervenção pedagógica;Ensino Fundamental I |
Palabras clave en inglés: | Linguistic variation;Fhonological phenomena;Pedagogical intervention;Elementary School |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | LINO, Kátia Cristina Gomes. A variação linguística na escrita dos estudantes do ensino fundamental I: uma proposta de ensino. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O mote deste trabalho insere-se no campo da variação linguística no contexto educacional. De um modo geral, as variações linguísticas estão presentes na escrita dos estudantes apontando que devem ser objeto de estudo nas aulas de língua portuguesa a fim de ampliar a competência linguística dos estudantes e combater o preconceito linguístico. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a variação linguística ocorrida pelos desvios ortográficos nas escritas dos estudantes do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I de uma escola da zona rural de Camocim no Ceará. Os fenômenos pesquisados na escrita são oriundos da variação linguísticas da comunidade escolar. Os desvios foram classificados pelo nível linguístico decorrentes da transposição dos hábitos da fala para escrita. A fim de explicitarmos o funcionamento dos fenômenos pesquisados fundamentamos com os pressupostos discutidos por Bagno (2014), Bortoni- Ricardo (2009), Coelho et al. (2010), Seara, Nunes e Lazzarroto-Volcão (2019), Faraco (2008), Mikaela-Roberto (2016) e Bisol (2001). Os resultados da análise informam que os desvios mais frequentes são apagamento do /s/ e /r/ em posição de coda final, monotongação, aférese, apócope, nasalização, síncope, prótese, abaixamento vocálico, desnasalização, ditongação, vocalização, alçamento vocálico e assimilação. Baseando-se nas teorias sociolinguísticas e na análise dos fenômenos fonológicos das produções dos estudantes, elaboramos uma intervenção pedagógica pautada em proposta de atividades para os professores, adotando uma pedagogia culturalmente sensível acerca da variação linguística como prática diária na sala de aula. |
Abstract: | The theme of this paper is inserted in the linguistic variation field in educational context. In general, linguistic variations are present in students' writing, pointing out that linguistic variation should be studied in Portuguese language classes in order to expand students' linguistic competence and combat linguistic prejudice. The main objective of this research is to analyze the linguistic variation caused by spelling deviations in the writings of students in the 3rd, 4th and 5th grades of Elementary School at a school in the Countryside of Camocim, Ceará. The phenomena researched in writing come from the linguistic variation of the school community. Deviations were classified by linguistic level resulting from the transposition of speech habits into writing. In order to explain the functioning of the researched phenomena, we based it on the assumptions discussed by Bagno (2014), Bortoni-Ricardo (2009), Coelho et al. (2010), Seara, Nunes and Lazzarroto-Volcão (2019), Faraco (2008), Mikaela-Roberto (2016) and Bisol (2001). The analysis results indicate that the most frequent deviations are deletion of /s/ and /r/ in final coda position, monophthongization, apheresis, apocope, nasalization, syncope, prosthesis, vowel lowering, denasalization, diphthongization, vocalization, vowel raising and assimilation. Based on sociolinguistic theories and on the analysis of the phonological phenomena of the students' productions, we developed a pedagogical intervention based on a proposal of activities for teachers, adopting a culturally sensitive pedagogy about linguistic variation as a daily practice in the classroom. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74374 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1684281533043501 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-8976-9793 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8318811874328754 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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