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Type: Tese
Title: Efeitos de intervenção por telefone na adesão ao exame mamográfico: ensaio clínico randomizado
Authors: Ramos, Altamira Mendonça Félix Gomes
Advisor: Fernandes, Ana Fátima Carvalho
Co-advisor: Santiago, Jênifa Cavalcante dos Santos
Keywords in Brazilian Portuguese : mamografia;educação em Saúde;telefone;Champion's Health Belief Model Scale;promoção da saúde
Keywords in English : mammography;Health education;telephone;Champion's Health Belief Model Scale;health promotion
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Issue Date: 2023
Citation: RAMOS, Altamira Mendonça Félix Gomes. Efeitos de intervenção por telefone na adesão ao exame mamográfico: ensaio clínico randomizado. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74309. Acesso em: 13 set. 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A mamografia é considerada o exame mais eficaz na detecção precoce do câncer de mama. Estudos apontam que a adesão da mulher a esse, aumenta as possibilidades de cura. Objetivou se testar os efeitos de intervenção educativa por telefone sobre a adesão das mulheres à realização da mamografia de rastreamento. Procedeu-se a um ensaio clínico randomizado realizado em um hospital-escola do Nordeste brasileiro. A população de estudo foi composta por mulheres que estavam realizando a consulta ginecológica no ambulatório deste local. Foram incluídas mulheres maiores de 50 anos, que estivessem há pelo menos dois anos sem realizar o exame mamográfico e que possuíssem telefone para contato fixo ou móvel. Utilizou-se para o cálculo amostral a fórmula para estudos com grupos comparativos. Foram realizadas a randomização da amostra, por sequência de números aleatórios gerados por computador, sendo a cada participante atribuída a alocação no grupo comparação ou intervenção de acordo com a sequência gerada. Nesta pesquisa tomou-se o cuidado de que as participantes do estudo não soubessem a que grupo pertenceriam. Os profissionais que atuaram na consulta ginecológica, também não sabiam a que grupo as mulheres pertenciam. O pesquisador principal soube os nomes e contatos dos participantes do grupo intervenção e aplicou a intervenção educativa e a escala após o primeiro contato. A coleta de dados ocorreu em dois momentos e o grupo intervenção recebeu no intervalo deste período uma ligação telefônica com a utilização de estratégia educativa sobre a mamografia baseada nos princípios da entrevista motivacional. O grupo comparação recebeu o cuidado padrão da consulta ginecológica. O primeiro contato foi na consulta ginecológica em que foram aplicados um questionário sociodemográfico e a escala Champion's Health Belief Model Scale. As participantes foram comunicadas de que poderiam receber uma ligação após o primeiro contato e que receberiam outra ligação em que novamente seria aplicada a escala Champion's Health Belief Model Scale. Os dados foram tabulados, analisados e expostos em tabelas e gráficos. O projeto foi aprovado em comitê de ética com parecer Nº 3.937.642. De acordo com os resultados, antes da intervenção educativa o grupo intervenção apresentou um total de 24,32% de adesão, bem como o grupo comparação. No segundo momento da aplicação da escala, este percentual foi de 88,88% de adesão no grupo intervenção e de 60% no grupo comparação. Mesmo após a intervenção educativa os números se mostraram maiores em adesão do grupo comparação do que do grupo intervenção, no segundo momento da aplicação da escala, em que o percentual de adesão se mostrou em 38,88% para o grupo intervenção e de 60% para o grupo comparação, levando-se em consideração a escala geral. A única variável com associação significativa, utilizando o teste qui-quadrado de Pearson, foi a faixa etária de 50 a 59 anos com o fator adesão antes da intervenção educativa. A intervenção educativa por telefone não foi eficaz na adesão de mulheres ao exame de mamografia. Mais estudos são necessários para avaliar a adesão de mulheres a mamografia após intervenções não convencionais a população.
Abstract: Mammography is considered the most effective exam in the early detection of breast cancer. Studies indicate that women's adherence to this treatment increases the chances of cure. The objective was to test the effects of an educational intervention by telephone on women's adherence to screening mammography. A randomized clinical trial was carried out in a teaching hospital in North eastern Brazil. The study population consisted of women who were undergoing a gynecological consultation at the outpatient clinic of this location. Women over 50 years of age were included, who had not had a mammogram for at least two years and who had a landline or mobile telephone. The formula for studies with comparative groups was used for sample calculation. The randomization of the sample was carried out by a sequence of random numbers generated by computer, with each participant being allocated to the comparison or intervention group according to the generated sequence. In this research, care was taken that the study participants did not know which group they belonged to. The professionals who worked in the gynecological consultation also did not know which group the women belonged to. The main researcher knew the names and contacts of the participants in the intervention group and applied the educational intervention and the scale after the first contact. Data collection took place in two moments and the intervention group received a telephone call during this period with the use of an educational strategy about mammography based on the principles of motivational interviewing. The comparison group received standard gynecological consultation care. The first contact was at the gynecological consultation where a sociodemographic questionnaire and the Champion's Health Belief Model Scale were applied. Participants were informed that they could receive a call after the first contact and that they would receive another call in which the Champion's Health Belief Model Scale would be applied again. Data were tabulated, analysed and displayed in tables and graphs. The project was approved by the ethics committee with opinion No. 3,937,642. According to the results, before the educational intervention, the intervention group had a total of 24.32% of adherence, as well as the comparison group. In the second moment of application of the scale, this percentage was 88.88% of adherence in the intervention group and 60% in the comparison group. Even after the educational intervention, the numbers were higher in terms of adherence in the comparison group than in the intervention group, in the second moment of applying the scale, in which the percentage of adherence was 38.88% for the intervention group and 60% for the intervention group. for the comparison group, taking into account the general scale. The only variable with a significant association, using Pearson's chi-square test, was the age group between 50 and 59 years with the adherence factor before the educational intervention. The educational intervention by telephone was not effective in the adherence of women to the mammography exam. More studies are needed to evaluate the adherence of women to mammography after non-conventional interventions in the population.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74309
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5760-4492
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2163080713950962
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5110-6364
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1121528839527110
Co-advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9815-8698
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6024490137440701
Access Rights: Acesso Embargado
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