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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74244
Type: | Tese |
Title: | Vivência grupal: estratégia de engajamento no auto-cuidado em diabetes |
Authors: | Ataíde, Marcia Barroso Camilo de |
Advisor: | Damasceno, Marta Maria Coelho |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Diabetes Mellitus;Diabetes Mellitus Tipo 1;Autocuidado;Enfermagem em Saúde Pública |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Issue Date: | 2004 |
Citation: | ATAÍDE, Marcia Barroso Camilo de. Vivência grupal: estratégia de engajamento no auto-cuidado em diabetes. 2004. 210 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74244. Acesso em: 08 set. 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Apesar de tantos esforços em maximizar a adesão do diabético em seguir o tratamento, este não incorpora atitudes de autocuidado, tão necessárias à sua qualidade de vida. Diante disto defende-se a tese de que o trabalho em grupo é uma estratégia facilitadora do processo de engajamento do diabético no autocuidado. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de engajamento no autocuidado em pessoas diabéticas que participaram de vivências grupais de educação.Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem predominantemente qualitativa, realizada no Núcleo de Atenção Médico Integrada, da Universidade de Fortaleza, no Município do mesmo nome. As participantes foram trezes mulheres diabéticas, que, durante o período de março a outubro de 2003, participaram das três etapas da pesquisa: identificação dos déficits de autocuidado, atividades do grupo de educação para o autocuidado em diabetes e grupo focal. A Teoria do Déficit do Autocuidado de Orem serviu para selecionar os sujeitos e programar as atividades do grupo. As informações foram analisadas à luz das Conferências de Promoção da Saúde, e de estudiosos de Educação em Saúde e em diabetes. Os resultados apontaram que os déficits de autocuidado que dificultavam o engajamento das mulheres foram: limitação para fazer julgamento, indicativo de desequilíbrio de manutenção da saúde, falta de conhecimento sobre sua condição de saúde.Tais déficits estão relacionados aos fatores biológicos e psicossociais o que leva-se a considerar que a inter-relação desses fatores influencia no engajamento no autocuidado das diabéticas. A totalidade das mulheres diabéticas (13) se engajou no autocuidado, sendo que 8 desenvolveram habilidades para lidar com todos os déficits de autocuidado - engajamento total - e as demais (5) desenvolveram pelo menos uma das habilidades para lidar com os déficits de autocuidado.O engajamento no autocuidado foi consolidado pelas mulheres quando incorporaram atitude de cuidado, tais -como a participação em grupo de caminhadas na Comunidade do Dendê, a continuidade do tratamento farmacológico a partir das discussões reflexivas e contextualizadas à realidade vivida por elas e a adesão à alimentação saudável. O desconhecimento e as dúvidas sobre a patologia foram minimizados, pois houve a construção de conhecimento permeado peto diálogo e aprendizado mutuo. No processo do engajamento, é preciso considerar que essas mulheres vivem à margem das condições fundamentais de saúde, além de não aceitarem a doença. Convivendo com a violência, desigualdade social, desemprego, fragilidade dos serviços de saúde,.falta de condições financeiras para comprar alimentos adequados e sendo atendidas no modelo hegemônico que prioriza os aspectos biológicos, as vivências em grupo deeducação para o autocuidado ensejaram o engajamento no autocuidado dessas mulheres. Em grupo houve uma co-construção dialógica, possibilitando o engajamento no autocuidado pela compreensão dos fatores biológicos e psicossociais que norteiam o processo de engajamento. |
Abstract: | Despite so many efforts to maximize the adhesion of diabetic patient to follow his treatment, he does not incorporate seif care altitudes, which are so much necessary for his quality of life. Before this fact, the thesis is held, that group work is a strategy which eases the engagement process of diabetic into self care. This research had, as a general objective, to analyze the engagement process into self care of diabetic persons who took parí in group educative experiences. It is an action-research, with a mostly qualitative approach, undertaken at the Integrated Medicai Assistance Nucleus, of the University of Fortaleza, at the district of the same name. The partakers were thirteen diabetic women, who, throughout the period from March to October 2003, participated of the three stages of the research: Identification of self care deficits, educative group activities for self care in diabetes and focal group. The OrenTs theory on self care déficit was of use to select subjects and programming group activities. Information were analyzed to the light of the Health Promotion Conferences, and of scholars of Education on Health and on Diabetes. The results pointed out that the deficits in self care which hindered the engagement of women were: limitation to make judgment, indicating unbalance in health maintenance, lack of knowledge about their health condition. Such deficits are related to biologic and psychosocial factors, which leads to consider that the relationship between those factors influences the engagement on self care of diabetic women. All the diabetic women (13) did engage in self care, being the case that 8 of them developed abilities to deal with all the self care deficits - total engagement - and the other (5) developed at least one of the abilities to deal with the self care deficits. The engagement in self care was Consolidated by women when they incorporated an altitude of self care, such as participation in walking group in the community of Dendê, the continuity of pharmacological treatment as from the reflective and contextual discussions towards the reality they experienced and from the adhesion to healthy nutrition. The ignorance and doubts about pathology were reduced to a minimum, as there was a knowledge build-up pervaded by mutual dialog and learning. In the process of engagement, it is necessary to consider that those women live away of fundamental health conditions, besides the fact that they do not accept the disease. Living with violence, social inequality, unemployment, precariousness of health Services, lack of financial conditions to buy adequate foods and being assisted in the hegemonic model that prioritizes biologic features, the group experiences of education on self care gave chance to the engagement on self care of those women...There was, within the group, a dialog related cooperative construction, enabling the engagement on self care through the understandjng of the biologic and psychosocial factors that guide the process of engagement. |
Description in Brazilian Portuguese: | Este documento está disponível online com base na Portaria Nº 348, de 08 de dezembro de 2022, Disponível em: http://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74244 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7714625045278846 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6589878915501349 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DENF - Teses defendidas na UFC |
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