Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74214
Type: TCC
Title: Educação e desenvolvimento econômico: Os efeitos dos investimentos públicos a partir do IDEB
Authors: Rodrigues Filho, Luiz Eguiberto Lopes
Advisor: Ponte, Júlio Ramon Teles da
Keywords in Brazilian Portuguese : Desenvolvimento econômico;Educação;IDEB;Investimento público
Keywords in English : Economic development;Education;IDEB;Public investment
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Issue Date: 2023
Citation: RODRIGUES FILHO, Luiz Eguiberto Lopes. Educação e desenvolvimento econômico: Os efeitos dos investimentos públicos a partir do IDEB. 69 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O nível de bem-estar de uma população está intrinsecamente vinculado com o nível de desenvolvimento econômico do seu país e para que estes níveis sejam elevados é necessário uma série de convergências na direção deste propósito. Neste intuito, investir numa melhor educação é atitude catalisadora para se atingir o objetivo esperado, dado que as suas externalidades acarretam diversos benefícios para tal. Assim, busca-se, por meio de uma pesquisa empírica exploratória, expor alguns dos efeitos que a educação pode gerar ao desenvolvimento econômico de uma nação. Bem como, explicitar a mecânica de funcionamento da principal métrica de avaliação de desenvolvimento educacional utilizada no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). E, a partir disso, analisar tanto os resultados obtidos neste índice nos últimos anos quanto à sua correlação ao investimento público em educação dos níveis fundamental e médio.
Abstract: The level of well-being of a population is intrinsically linked to the level of economic development of its country and for these levels to be high, a series of convergences towards this purpose is required. In this sense, investing in a better education is a catalyst attitude to achieve the expected goal, given that its externalities entail several benefits. Thus, it is sought, by means of empirical exploratory research, to expose some of the effects that education can generate to the economic development of a nation. As well as explain the mechanics of the operation of the main metric for evaluating educational development used in Brazil, the Basic Education Development Index (IDEB). And, based on that, to analyze both the results obtained in this index in recent years and its correlation to public investment in education at the primary and secondary levels.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74214
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5733933004250743
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_lelrfodriguesfilho.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.