Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74195
Tipo: Dissertação
Título : Suportes organizacionais e aprendizagem de competências digitais de funcionários de um banco público brasileiro
Autor : Pinto, Francisco Maike Martins
Tutor: Correia-Lima, Bruno Chaves
Palabras clave en portugués brasileño: Suporte organizacional à aprendizagem;Aprendizagem individual;Competências digitais
Fecha de publicación : 2023
Citación : PINTO, Francisco Maike Martins. Suportes organizacionais e aprendizagem de competências digitais de funcionários de um banco público brasileiro. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho objetiva investigar relações entre suportes organizacionais à aprendizagem e aprendizagem individual (aquisição) de competências digitais em uma instituição financeira. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, inferencial, descritiva e explicativa, que aborda as competências digitais destacadas no planejamento estratégico dessa instituição. Após a coleta de 201 questionários, respondidos pelos funcionários do banco, foram utilizadas técnicas de estatísticas descritivas, correlação e análise de regressão múltipla por meio do software SPSS 22.0. Os resultados obtidos indicaram que, no banco pesquisado, houve percepção significativa de oferta de suportes materiais e psicossociais à aprendizagem. Percebeu-se, também, que as competências digitais adquiridas foram aplicadas no dia a dia de trabalho na instituição. Houve relação significativa de ambos os suportes com aquisição de competências digitais. Tais achados reforçam a importância de fornecer um ambiente de trabalho propício, com recursos materiais adequados e um ambiente psicossocial positivo, para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências digitais entre os funcionários.
Abstract: This work aims to investigate the possible relations between organizational supports for learning and individual learning (acquisition) of digital skills in a financial institution. This is a quantitative, inferential, descriptive and explanatory research that addresses the digital skills highlighted in the bank's strategic planning. After collecting 201 questionnaires answered by bank employees, descriptive statistics, correlation and multiple regression analysis techniques were performed using SPSS 22.0 software. The results obtained indicated that, in the researched bank, there was a significant perception of offering material and psychosocial support for learning. It was also noticed that the acquired digital skills were applied in the day-to-day work at the institution. There was a significant relation between both supports and the acquisition of digital skills. Such findings reinforce the importance of providing a conducive work environment, with adequate material resources and a positive psychosocial environment, to facilitate learning and the development of digital skills among employees.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74195
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5691598695737406
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8579383288595514
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_fmmpinto.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.