Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74170
Tipo: Dissertação
Título: “Tio, hoje a aula é diferente?”: a construção de um e-book de metodologias ativas gamificadas para o ensino de sociologia
Título em inglês: “Tio, today is the class different?”: the construction of an e-book of active gamified methodologies for the teaching of sociology
Autor(es): Magalhães, Antonio Jeferson Lima
Orientador: Gonçalves, Danyelle Nilin
Palavras-chave: Sociologia;Gamificação;Engajamento;Sociology;Gamification;Engagement
Data do documento: 2023
Citação: MAGALHÃES, Antonio Jeferson Lima. “Tio, hoje a aula é diferente?”: a construção de um e-book de metodologias ativas gamificadas para o ensino de sociologia. Orientadora: Danyelle Nilin Gonçalves. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objeto de pesquisa a gamificação no ensino de sociologia, que vem sendo popularizada nos últimos anos e bastante utilizada nas diversas áreas do conhecimento. Assim, surgiu o questionamento sobre quais eram as contribuições desse recurso metodológico para o ensino de sociologia e os desafios e possibilidades para o professor dessa disciplina utilizá-lo. Contudo, sabendo da dificuldade apontada pelos professores pesquisados em relação a esse tipo de metodologia e, ao mesmo tempo, partindo da necessidade de envolver o jovem nas aulas de sociologia e desmistificá-las para esse público, foi produzido um material de apoio ao trabalho do(a) docente que atua lecionando o referido componente. Nesta perspectiva apresenta-se, como parte central deste trabalho, um material didático – E-book de gamificações para o ensino de sociologia – que propôs em seu corpo sugestões de aulas voltadas ao ensino de sociologia, com aporte significativo das gamificações e o passo a passo de como utilizar esse tipo de metodologia ativa de forma eficaz na sala de aula. Dessa forma, o trabalho buscou apontar possibilidades para contribuir com uma melhor aceitação, desempenho e engajamento dos alunos nas aulas de sociologia, a partir da utilização das gamificações como metodologia para o ensino dessa disciplina.
Abstract: This work had as research object the gamifications in sociology teaching, which has been popularized in recent years and widely used in different areas of knowledge. Thus, the question arose about what were the contributions of this methodological resource to the teaching of sociology and the challenges and possibilities for the sociology teacher to use it. However, knowing the difficulty pointed out by the teachers surveyed in relation to this type of methodology and at the same time, based on the need to involve young people in sociology classes and demystify it for this audience, a material was produced to support the work of( a) teacher who works teaching the aforementioned component. In this perspective, as a central part of this work, a didactic material - E-book of gamifications for teaching sociology - which proposed in its body, suggestions of classes aimed at teaching sociology, with a significant contribution of gamifications and the step how to use this type of active methodology effectively in the classroom. In this way, the work sought to point out possibilities to contribute to better acceptance, performance and engagement of students in sociology classes, based on the use of gamifications as methodology for teaching sociology.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74170
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_ajlmagalhaes.pdf10,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.