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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74145
Tipo: | Dissertação |
Título : | O ensino de filosofia em escola de massa: o café filosófico enquanto espaço de experiência formativa e de resistência |
Título en inglés: | The teaching of philosophy in mass schools: the philosophical café as a space for formative experience and resistance |
Autor : | Mendonça, Jefferson José de |
Tutor: | Maia, Antônio Glaudenir Brasil |
Co-asesor: | Nascimento, Ermínio de Sousa |
Palabras clave : | Ensino de filosofia;Educação libertadora;Café filosófico;Experiência formativa;Emancipação;Philosophical teaching;Liberating education;Philosophical coffe;Formative experience;Emancipation |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | MENDONÇA, Jefferson José de. O ensino de filosofia em escola de massa: o café filosófico enquanto espaço de experiência formativa e de resistência. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta dissertação de mestrado considera a atividade realizada na escola de massa chamado Café Filosófico como uma metodologia de ensino filosófico, que tem no seu desenvolvimento a intenção de criar espaços de formação filosófica como processo de aprendizagem que dialoguem com os educandos, seus saberes e suas vivências. O foco da pesquisa é o ensino de filosofia em escola de massa: o café filosófico enquanto espaço de experiência formativa e de resistência, buscando efetivar um ensino contextualizado e significativo. Para este fim, a metodologia da pesquisa parte de uma análise bibliográfica das obras de Adorno (1985; 1995; 2010; 2020), no sentido do ensino de filosofia para a emancipação do educando; as obras de Freire (1987; 1989; 1996) na ótica de uma educação libertadora; a obra de Rodrigo (2013) na busca pelo entendimento do que é uma escola de massa, nas dificuldades e nos desafios desta modalidade de escola, sobre os conceitos e a história da filosofia, das atividades a serem pensadas e implementadas no ensino de filosofia, se diferenciando das didáticas ou dos métodos solidificados em manuais que não se relacionam com o educando e a sua realidade; e também as obras de Gallo (1994) e Cerletti (2009) como metodologia de ação para a construção de um local filosófico de sensibilidades, tensões e debates. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, considerando as obras supracitadas, bem como a aplicação de questionários avaliando o Café Filosófico na formação de 25 estudantes das escolas da rede estadual de ensino distribuídas entre Paracuru/CE e Paraipaba/CE: EEM Profa. Maria Luiza Sabóia Ribeiro (5), EEEP Flávio Gomes Granjeiro (14) e EEEP Profa. Abigail Sampaio (6). Sendo usada a técnica do grupo focal em forma de oficinas, oportunizando um ambiente de investigação filosófica no qual os estudantes foram estimulados à leitura de textos clássicos da filosofia, à sua conexão com os contextos de sua realidade e trabalhando a escrita de forma argumentativa, científica e filosófica. O processo de desenvolvimento desta dissertação tem como problemática a pergunta: é possível a criação de espaços formativos para o ensino de filosofia de maneira filosófica em escola de massa? Partindo dessa questão, o projeto é implementado na escola desde a sua exposição e o convite para participação até a sua culminância. O Café Filosófico é, portanto, uma proposta de atividade formativa que oportuniza a criatividade dos educandos para buscarem a emancipação. |
Abstract: | This master's thesis considers the activity carried out at the mass school called philosophical coffee as a philosophical teaching methodology, whose development intends to create spaces for philosophical training as a learning process that dialogues with students, their knowledge and experiences. The focus of the research is the teaching of philosophy in mass schools: the philosophical coffee as a space for formative experience and resistance, seeking to carry out a contextualized and meaningful teaching. To this end, the research methodology starts from a bibliographical analysis of the works of Adorno (1985; 1995; 2010; 2020) in the sense of teaching philosophy for the emancipation of the student, the works of Freire (1987; 1989; 1996) in perspective of a liberating education, the work of Rodrigo (2013) in the search for the understanding of what a mass school is, in the difficulties and challenges of this type of school, on the concepts and history of philosophy, of the activities to be thought and implemented in the teaching of philosophy, differing from didactics or methods solidified in manuals that do not relate to the student and his reality; and the works of Gallo (1994) and Cerletti (2009) will also be analyzed as a methodology of action for the construction of a philosophical place of sensibilities, tensions and debates. This research is of a qualitative nature, considering the aforementioned works, as well as the application of questionnaires with twenty-five (25) students from schools in the state education network distributed between Paracuru-CE and Paraipaba-CE, EEM Profa. Maria Luiza Sabóia Ribeiro (5), EEEP Flávio Gomes Granjeiro (14) and EEEP Profa. Abigail Sampaio (6), evaluating philosophical coffee in their education. The focus group technique was used in the form of workshops, providing an environment for philosophical investigation in which students were encouraged to read classic texts of philosophy, their connection with the contexts of their reality and working with writing in an argumentative, scientific way and philosophical. The process of developing this dissertation has as problematic the question: is it possible to create formative spaces for the teaching of philosophy in a philosophical way in mass schools? Based on this question, the project is implemented at the school from its presentation and the invitation to participate until its culmination. The Philosophical Coffee is, therefore, a proposal for a training activity that encourages students' creativity to seek emancipation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74145 |
Aparece en las colecciones: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
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