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dc.contributor.advisorJorge Neto, Paulo de Melo-
dc.contributor.authorBastos, João Marcos Silva-
dc.date.accessioned2023-08-23T21:58:07Z-
dc.date.available2023-08-23T21:58:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBASTOS, João Marcos Silva. Finanças comportamentais: um estudo de caso da escassez e da largura de banda em alunos do ensino médio. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74100-
dc.description.abstractThis study descriptively analyzes the behavior of third-year high school students in financial decisions and their knowledge of finance, in order to investigate whether socioeconomic conditions and the scarcity of financial resources contribute to their decision-making, including expenses short and long term, saving tendencies, knowledge about credit and debit cards, inflation, taxes and loans; knowledge that influences issues such as default and perspectives on quality of life. The work is based on the analysis of the bandwidth effect proposed by Mullainathan and Shafir (2016) in which the smaller amount of cognitive resources caused by the scarcity of financial resources, causes a tendency to a break in the rationality proposed by the mainstream theory, causing less rational choices and less longterm thinking. In this context, the study aims to analyze the impact of the lack of cognitive resources on third year high school students. For data collection, a questionnaire was used, in which 81 students from the third year of high school from the EEFM Prof. Jáder Moreira de Carvalho and Colégio Maria Ester 2, being respectively a public and a private school, located about 2 kilometers away from each other. To analyze the data, descriptive and comparative analyzes were used between the results of the questionnaires in the two schools, in order to determine whether students with lower income would have a tendency to spend without planning, less tendency to save and less financial knowledge in general, given the limitation of available resources compared to students with higher family income. The study concluded that students with a lower level of disposable income do not necessarily have less financial knowledge or make less rational decisions, presenting the opposite result, within the case study, the theory of Shafir and Mullainathan (2016).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFinanças Comportamentaispt_BR
dc.subjectEscassezpt_BR
dc.subjectLargura de Bandapt_BR
dc.subjectDecisões Financeiraspt_BR
dc.titleFinanças comportamentais: um estudo de caso da escassez e da largura de banda em alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo analisa de forma descritiva o comportamento de alunos do terceiro ano do ensino médio em decisões financeiras e seu conhecimento de finanças, de modo a investigar se as condições socioeconômicas e a escassez de recursos financeiros contribuem para a tomada de decisão dos mesmos, incluindo gastos de curto e longo prazo, tendências a poupar, conhecimento sobre funcionamento de cartões de crédito e débito, inflação, impostos e empréstimos; conhecimentos estes que influenciam em questões como inadimplência e perspectivas de qualidade de vida. O trabalho tem como base a análise do efeito da largura de banda proposta por Mullainathan e Shafir (2016) no qual a menor quantidade de recursos cognitivos ocasionados pela escassez de recursos financeiros, provoca uma tendência a uma quebra na racionalidade proposta pela teoria mainstream, provocando escolhas menos racionais e menor pensamento de longo prazo. Nesse âmbito, o estudo tem como objetivo analisar o impacto da falta de recursos cognitivos em alunos do terceiro ano do ensino médio. Para a coleta de dados, foi feito uso de um questionário, onde participaram 81 alunos do terceiro ano de Ensino Médio das escolas EEFM Prof. Jáder Moreira de Carvalho e Colégio Maria Ester 2, sendo respectivamente uma escola pública e outra privada, localizadas a cerca de 2 quilômetros de distância uma da outra. Para analisar os dados foram usadas análises descritivas e comparativas entre os resultados dos questionários nas duas escolas, de modo a auferir se os alunos com menor renda teriam tendência a gastos sem planejamento, menor tendência a poupar e menor conhecimento financeiro em geral dado a limitação de recursos disponíveis em comparação a alunos de maior renda familiar. O estudo concluiu que os alunos com menor nível de renda disponível não necessariamente tem menor conhecimento financeiro ou tomam decisões menos racionais, apresentando resultado oposto, dentro do estudo de caso, a teoria de Shafir e Mullainathan (2016).pt_BR
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