Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74084
Tipo: Dissertação
Título : Análise do fluxo acadêmicoa dos alunos de engenharia da UFC: uma aplicação na cadeia de Markov
Autor : Amaral, Caio Costa do
Tutor: Mota, João César Moura
Palabras clave : Fluxo estudantil, Educação Superior, Evasão de curso, Cadeias de Markov absorventes, Avaliação educacional
Fecha de publicación : 2023
Citación : AMARAL, Caio Costa do. Análise do fluxo acadêmico dos alunos de engenharia da UFC: uma aplicação na cadeia de Markov. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A expansão do Ensino Superior brasileiro trouxe consigo novos desafios para as universidades, principalmente no quesito da permanência dos alunos na graduação. A evasão e retenção dos estudantes é ainda mais grave no ensino público, pois resulta em desperdício dos recursos da união investidos na formação de profissionais qualificados. Desta forma, a investigação e uso de ferramentas que auxiliem na compreensão do comportamento estudantil em relação a este fenômeno é de grande valor. No âmbito local já foram realizadas pesquisas nesta área, como avaliações da efetividade de ensino em um dos cursos de engenharia da UFC e a análise das motivações que influenciam a evasão dos discentes por meio de questionários direcionados. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o estudo desta problemática, por meio da análise e modelagem do fluxo estudantil dos alunos dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará, utilizando cadeias de Markov absorventes. Para isto foi criado um modelo com seis estados transientes, que representam a não matrícula e os quintis de completude do curso, assim como três estados finais que contemplam a graduação, mudança de curso e evasão. Este método permitiu estimar algumas métricas como o tempo médio que o aluno leva em cada estado transiente, o tempo que um aluno leva para se graduar, as probabilidades do aluno progredir ou permanecer no mesmo quintil e as probabilidades do discente alcançar os estados finais. A análise foi feita em cima de um conjunto de dados que continham as informações de matrícula dos alunos do semestre 2015.1 a 2022.2, permitindo analisar o comportamento estudantil de alunos ingressantes no mesmo processo seletivo e de alunos ativos na universidade em determinados semestres. Os resultados obtidos mostram probabilidade média em torno de 45% de um aluno ingressante de engenharia se graduar, além das distintas probabilidades de evasão dos alunos em diferentes etapas do curso para as engenharias do Centro de Tecnologia da UFC. Por fim, é apresentada estimativas que mostram uma queda no quantitativo previsto de formação de alunos nas turmas SISU 2016 e 2017 quando comparados aos resultados obtidos nas turmas de 2015. Os resultados obtidos são de grande valor, pois fornecem informações importantes para apoiar o processo decisório dos gestores na elaboração de ações para a melhoria dos cursos de engenharia.
Abstract: The expansion of Brazilian higher education has brought new challenges to universities, es- pecially in terms of the permanence of students in undergraduate programs. The evasion and retention of students is even more serious in public education, as it results in a waste of the union’s resources invested in the training of qualified professionals. Thus, the research and the utilization of tools that help understand student behavior in relation to this phenomenon is of great value. Locally, research has already been done in this field, such as evaluations of the effectiveness of teaching in one of the engineering courses at the UFC and the analysis of the motivations that influence the dropout of students through targeted questionnaires. This work aims to contribute to the study of this issue, through the analysis and modeling of the student flow of the Engineering courses of the Centro de Tecnologia (CT) of the Federal University of Ceará (UFC), using absorbing Markov chains. For this, a model was created with six transient states, which represent the non-enrollment and the quintiles of course completion, as well as three final states that contemplate graduation, course change and evasion. This method allows estimating some metrics such as the average time a student takes in each transient state, the time it takes a student to graduate, the probabilities of the student progressing or remaining in the same quintile, and the probabilities of the student reaching the final states. The analysis was performed on a dataset containing the enrollment information of students from semester 2015.1 to 2022.2, allowing to analyze the student behavior of students entering the same admissions exam and active students at the university in specific semesters. The results obtained show an average probability around 45% of an incoming engineering student to graduate, in addition to the distinct probabilities of student dropout at different stages of the course for the engineering majors of the UFC. Finally, estimates are presented that show a drop in the expected number of students graduating in the SISU 2016 and 2017 classes when compared to the results obtained in the 2015 class. The results obtained are of great value, as they provide important information to support the decision-making process of managers in the development of actions to improve the engineering courses.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74084
Aparece en las colecciones: DETE - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_ccamaral.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.