Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74063
Tipo: | TCC |
Título: | Habilidades socioemocionais e desempenho no ensino superior: Um estudo de caso para os cursos de gestão e negócios da UFC |
Autor(es): | Santana Filho, Aloisio da Silva |
Orientador: | Irffi, Guilherme Diniz |
Palavras-chave: | Habilidades socioemocionais;Desempenho acadêmico;Cursos de Gestão e Negócios;Autoestima;Garra;Big Five |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SANTANA FILHO. A. S. Habilidades socioemocionais e desempenho no ensino superior: Um estudo de caso para os cursos de gestão e negócios da UFC. 2023. 58 p. Monografia (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre habilidades socioemocionais e o desempenho acadêmico dos alunos nos cursos de Gestão e Negócios da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os índices de autoestima, garra e Big Five foram utilizados como medidas das habilidades socioemocionais. Foi utilizado o método de análises fatoriais para construir os indicadores de autoestima, garra e Big Five e para estimar as relações dos indicadores com o desempenho dos alunos foi utilizado regressão linear por meio do modelo de mínimos quadrados ordinários (MQO). Os resultados revelaram que, de maneira geral, apenas o índice de autoestima apresentou significância estatística em relação ao desempenho acadêmico. Ao realizar uma análise mais detalhada, utilizando os itens que compõem esses índices, verificou-se que não houve relação significativa entre os itens do Big Five e da garra com o desempenho acadêmico. No entanto, foram encontradas relações significativas com quatro itens da escala de autoestima. Além disso, buscou-se investigar a relação entre as habilidades socioemocionais e as reprovações acadêmicas. Os resultados indicaram que os índices de autoestima, garra e Big Five não foram significantes nessa relação. No entanto, ao analisar os itens individualmente, constatou-se que um item da garra e dois itens da escala de autoestima apresentaram significância estatística em relação às reprovações. Esses achados sugerem que as habilidades socioemocionais, como medidas pelos índices garra e Big Five, não se mostraram preditores significativos do desempenho acadêmico nos cursos de Gestão e Negócios da UFC. No entanto, alguns itens específicos da escala de autoestima e da garra demonstraram relação com o desempenho acadêmico e as reprovações. Este estudo contribui para a compreensão da importância das habilidades socioemocionais no contexto do ensino superior, especificamente nos cursos de Gestão e Negócios. Os resultados destacam a necessidade de explorar mais a fundo os fatores que influenciam o desempenho acadêmico e as reprovações, a fim de desenvolver estratégias educacionais eficazes para melhorar o sucesso dos alunos nesse contexto específico. |
Abstract: | This study aimed to investigate the relationship between socioemotional skills and academic performance of students in Management and Business courses at the Federal University of Ceará (UFC). Self-esteem, grit, and Big Five indices were used as measures of socioemotional skills. Factor analysis was employed to construct the indicators for self-esteem, grit, and Big Five, and linear regression using ordinary least squares (OLS) was utilized to estimate the relationships between these indicators and students' academic performance. The results revealed that, overall, only the selfesteem index showed statistical significance in relation to academic performance. Upon further analysis of the individual items that compose these indices, it was found that there was no significant relationship between the Big Five and grit items and academic performance. However, significant relationships were found with four items from the self-esteem scale. Additionally, the study aimed to investigate the relationship between socioemotional skills and academic failures. The results indicated that the self-esteem, grit, and Big Five indices were not significant in this relationship. However, when analyzing the items individually, it was found that one item from grit and two items from the self-esteem scale showed statistical significance in relation to academic failures. These findings suggest that socioemotional skills, as measured by the grit and Big Five indices, did not emerge as significant predictors of academic performance in Management and Business courses at UFC. However, specific items from the selfesteem and grit scales demonstrated a relationship with academic performance and failures. This study contributes to the understanding of the importance of socioemotional skills in the context of higher education, specifically in Management and Business courses. The results highlight the need to further explore the factors that influence academic performance and failures in order to develop effective educational strategies to enhance student success in this specific context. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74063 |
Aparece nas coleções: | FINANÇAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_TCC_assantanafilho.pdf | 674,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.