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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMadeira, Diego de Sousa-
dc.contributor.authorLima, Gabriel Lino Garcia de-
dc.date.accessioned2023-08-10T18:13:00Z-
dc.date.available2023-08-10T18:13:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriel Lino Garcia de. Controle de um Sistema Não Linear Utilizando Teoria da Dissipatividade e uma Estratégia Iterativa Sum-of-Squares (SOS). 2023. 53 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73907-
dc.description.abstractNonlinear dynamic systems play a fundamental role in the study and control of many real-world processes. Various approaches have been proposed to design controllers for these systems, followed by advances in computational power, new strategies for optimizing these controls emerge. In this work the mathematical models of a conveyor belt and a nonlinear pneumatic actuator are utilized to develop a controller using the dissipativity theory, aiming to evaluate its performance in velocity control. To emulate the behavior of a nonlinear pneumatic actuator, a conveyor belt system consisting of an industrial conveyor belt driven by a frequency inverter, aided by an electronic circuit, was employed. The controller design utilizes the dissipativity theory and MATLAB’s SOSTools to find stabilizing control at any equilibrium point within an attraction domain.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistemas dinâmicos polinomiaispt_BR
dc.subjectAtuador pneumático não linearpt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectTeoria da dissipatividadept_BR
dc.titleControle de um Sistema Não Linear Utilizando Teoria da Dissipatividade e uma Estratégia Iterativa Sum-of-Squares (SOS)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs sistemas dinâmicos polinomiais desempenham um papel fundamental no estudo e controle de muitos processos reais. Diversas abordagens têm sido propostas para projetar controladores para esses sistemas, e com o avanço do poder computacional, surgem novas estratégias para a otimização desses controles. Neste trabalho são utilizados os modelos matemáticos de uma esteira transportadora e de um atuador pneumático não linear para desenvolver um controlador utilizando a teoria da dissipatividade, a fim de avaliar seu desempenho no controle da velocidade. Para emular o comportamento de um atuador pneumático não linear, foi utilizado um sistema de esteira composto por uma esteira industrial acionada por inversor de frequência, com o auxílio de um circuito eletrônico. O projeto do controlador faz uso da teoria da dissipatividade e da ferramenta SOSTools do MATLAB para encontrar um controle estabilizante em qualquer ponto de equilíbrio dentro de um domínio de atração.pt_BR
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