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Tipo: Dissertação
Título : Fato e opinião nas avaliações do SPAECE – a perspectiva das sequências textuais
Autor : Leal, Francisca Verônica de Carvalho
Tutor: Santos, Sâmia Araújo dos
Palabras clave : Fato;Opinião;Sequências textuais;Fact;Opinion;Textual sequences
Fecha de publicación : 2023
Citación : LEAL, Francisca Verônica de Carvalho. Fato e opinião nas avaliações do SPAECE – a perspectiva das sequências textuais. Orientadora: Sâmia Araújo dos Santos. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A pesquisa, de cunho propositivo e de base qualitativa, tem como objetivo propor atividades que favoreçam o processo de apropriação da compreensão das estratégias argumentativas na prova oficial aplicada na rede pública SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), por alunos do 9º ano, com foco especialmente no saber 6 (Distinguir fato de opinião relativa ao fato) por este apresentar uma lacuna na aprendizagem revelada nos relatórios das aplicações do SPAECE. Este trabalho é embasado nos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, mais especificamente, ancorado em Cavalcante et al (2022) ao afirmar que todos os textos se organizam e se estruturam para realizar os atos comunicativos. E pelos teóricos Adam (2019), que propõe cinco sequências textuais: narrativa, descritiva, explicativa, argumentativa e dialogal, porém nesta pesquisa a discussão visa em torno da sequência narrativa e da argumentativa; e por Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que defendem o objetivo da teoria da argumentação como o de persuadir o seu ouvinte e o convencer da tese que foi proposta. Esta pesquisa consta de um caderno de atividades propostas para alunos de 9º ano, cujo objetivo é oportunizá-los a refletir sobre a distinção consciente do saber 6 (Distinguir fato de opinião relativa ao fato), o que poderá se consolidar quando os alunos forem habilitados a perpassarem pelo caderno de atividades propostas.
Abstract: The research, with a propositional and qualitative basis, aims to propose activities that favor the process of appropriating the understanding of argumentative strategies in the official test applied in the public network SPAECE (Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará), by students of the 9th grade, focusing especially on Knowledge 6 (Distinguishing fact from opinion relative to fact) because it presents a gap in the learning revealed in the reports of the SPAECE applications. This work is based on the theoretical assumptions of Text Linguistics and, more specifically, anchored in Cavalcante et al. (2022) when stating that all texts are organized and structured to carry out communicative acts. And by theorists Adam (2019), who proposes five textual sequences: narrative, descriptive, explanatory, argumentative and dialogic, but in this research the discussion aims around the narrative and argumentative sequence; and by Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996), who defend as the objective of argumentation theory, persuading the listener and convince him of the proposed thesis. This research consists of a notebook of activities proposed for 9th grade students, whose objective is to give them the opportunity to reflect on the conscious distinction of Knowledge 6 (Distinguishing fact from opinion relative to fact), which can be consolidated when students are qualified to go through the notebook of proposed activities.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73899
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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