Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73872
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Tony Manero: o musical estadunidense como cultura alienante da ditadura do Chile |
Autor : | Viana, Beatriz Lizaviêta Vasconcelos Alves, Thiago Henrique Gonçalves |
Palabras clave : | Cinema chileno;Ditadura;Musical;Música;Alienação |
Fecha de publicación : | 2022 |
Editorial : | MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música |
Citación : | VIANA, Beatriz Lizaviêta Vasconcelos; ALVES, Thiago Henrique Gonçalves. Tony Manero: o musical estadunidense como cultura alienante da ditadura do chile. In: MUSICOM- Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música, 11., 2022, Fortaleza. [Anais...]. Fortaleza: MUSICOM, 2022. p. 0-15. |
Resumen en portugués brasileño: | Em 11 de setembro de 1973, com o apoio dos EUA e sob o comando do general Augusto Pinochet (1915-2006) teve início a ditadura militar no Chile. Uma das obras que trata sobre esse período é o filme Tony Manero (Pablo Larraín, 2008). O filme acompanha Raúl, um homem obcecado pelo personagem de John Travolta no filme Embalos de Sábado à Noite (John Badham, 1978). Para compor esse trabalho, serviram como base os textos de BENJAMIN (1987) e CHION (2011) e os textos de CASTANHEIRA (2016) e CANCLINI (2019) que trarão uma busca pela cultura híbrida e alienante, por meio dos musicais, na América Latina. Como resultado, obteve-se, além de uma análise do filme de Larraín, um estudo de como o caráter alienante da indústria de Hollywood fica estampado na ditadura chilena e, por conseguinte, nos outros países da Latina América. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73872 |
ISBN : | 978-65-990643-4-0 |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_eve_blvviana.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.