Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73855
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Economia ecológica: uma profissão do futuro a partir de uma pedagogia ecossistêmica |
Título en inglés: | Green economy: a profession of the future from an ecosystem pedagogy |
Autor : | Costa, Maria Inês Escobar da Casimiro Filho, Francisco Silva, Juliana Azevedo da Nogueira, Josafá Melo Moreira, Lunian Fernandes |
Palabras clave : | Educação - ecologia;Economia ecológica - Ensino;Ecologia - Ensino;Ecological education;Biocentric pedagogy |
Fecha de publicación : | 2023 |
Editorial : | Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales |
Citación : | COSTA, Maria Inês Escobar da; CASIMIRO FILHO, Francisco; SILVA, Juliana Azevedo da; NOGUEIRA, Josafá Melo; MOEIRA, Lunian Fernandes. Economia ecológica: uma profissão do futuro a partir de uma pedagogia ecossistêmica. Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 7, p. 7099 - 7118, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73855. Acesso em: 07 ago. 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho objetiva analisar o ensino da Economia Ecológica e sua capacidade de formulação de uma pedagogia própria, respondendo demandas da sociedade quanto a novos perfis profissionais. Como referência teórica, utilizou-se de trabalhos produzidos por teóricos da educação superior, das ciências sociais e os principais teóricos do campo recente da Economia Ecológica, no intuito de buscar chaves metodológicas, algumas, em uso na experiência pioneira da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa analisou qualitativamente elementos da experiência do curso de graduação em Economia Ecológica, a sua intencionalidade pedagógica, expressa no projeto de curso, articulado com o debate sobre as finalidades da Universidade. Concluiu-se que a construção de uma pedagogia própria, ecossistêmica, em uma perspectiva biocêntrica, necessita de um percurso histórico que contenha elaboração teórica e prática dos sujeitos envolvidos, a recente proposição de um bacharel em Economia Ecológica aponta para um horizonte de sociedadessustentáveis, a partir de princípios de justiça ambiental e da economia ecológica. Assim, refletido das demandas sócio ambientais atuais, este novo profissional tem um campo de possibilidades de atuação no setor público e privado |
Abstract: | This work aims to analyze the teaching of the Ecological Economy and its capacity to formulate a pedagogy of its own, responding to demands of society regardingnew professional profiles. As a theoretical reference, it used works produced by theorists of higher education, social sciences and the main theorists of the recent field of Ecological Economy, in order to search for methodological keys, some of them, in use in the pioneering experience of the Federal University of Ceará. The research qualitatively analyzed elements of the undergraduate course experience in Ecological Economics, its pedagogical intent, expressed in the course project, linked to the debate on the University's purposes. It was concluded that the construction of an own pedagogy, ecosystem, in a biocentric perspective, needs a historical path that contains theoretical and practical elaboration of the subjects involved, the recent proposition ofa bachelor in Ecological Economy points to a horizon of sustainable societies, starting from principles of environmental justice and ecological economy. Thus, reflected in the current socio-environmental demands, this new professional has a field of possibilities of acting in the public and private sectors. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73855 |
ISSN : | 1988-7833 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_art_miecosta.pdf | 311,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.