Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73819
Type: | Dissertação |
Title: | Teorema de Pitágoras: demonstrações e aplicações |
Title in English: | Pythagorean theorem: proofs and applications |
Authors: | Soares, Manoel Evaldo da Silva |
Advisor: | Melo, Marcelo Ferreira de |
Keywords: | Pitágoras, Teorema de;Escola Pitagórica;Triângulo retângulo |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SOARES, Manoel Evaldo da Silva. Teorema de Pitágoras: demonstrações e aplicações. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um dos mais famosos e importantes teoremas da Matemática: o Teorema de Pitágoras. Para tanto, iniciamos fazendo uma abordagem histórica de Pitágoras e da Escola Pitagórica, além de ressaltar que, apesar de levar o seu nome, o teorema já era conhecido antes mesmo de Pitágoras. Na segunda seção, apresentamos algumas das várias demonstrações, fruto de uma pesquisa enriquecedora em diversos trabalhos já publicados sobre o tema. Na terceira seção mostramos algumas aplicações deste teorema na Matemática e em outras áreas do conhecimento, além de relatar atividades lúdicas realizadas com alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José de Borba Vasconcelos, localizada no bairro Industrial, município de Maracanaú. A quarta e última seção é dedicada às considerações finais. |
Abstract: | The present work aims to present one of the most famous and important theorems of Mathematics: the Pythagorean Theorem. For that, we started a historical approach of Pythagoras and the Pythagorean School, in addition to highlighting that, despite taking his name, the theorem was already known even before Pythagoras. In the second section, we present some of the various publications, the result of a thorough research in several works already published on the subject. In the third section, we show some applications of this theory in the Middle and in other areas of knowledge, in addition to the reported recreational activities carried out with students from the José de Borba Vasconcelos School of Teaching in Full Time, located in the Industrial district, municipality of Maraú. The fourth and last section is dedicated to final remarks. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73819 |
Appears in Collections: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_messoares.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.