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Tipo: Dissertação
Título : Estrutura do mercado de educação nas escolas agrotécnicas federais: o caso da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu - Ceará
Autor : Carvalho, Frank Wagner Alves de
Tutor: Khan, Ahmad Saeed
Palabras clave : Escolas rurais;Educação
Fecha de publicación : 1999
Citación : CARVALHO, Frank Wagner Alves de. Estrutura do mercado de educação nas escolas agrotécnicas federais: o caso da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu - Ceará. 1999. 81 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73798. Acesso em: 01 ago. 2023.
Resumen en portugués brasileño: Neste trabalho procurou-se identificar as variáveis determinantes da demanda e oferta de vagas na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-CE. Esta identificação consistiu nos seguintes itens: análise estatística do preço e quantidade de equilíbrio, análise estatística das variáveis exógenas utilizadas no modelo, e análise da elasticidade — preço da demanda por educação técnica e da elasticidade — preço da oferta de educação técnica na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-CE. Foram utilizados dados secundários obtidos na escola Agrotécnica Federal de lIguatu-CE. O modelo teórico utilizado foi o de equações simultâneas resolvidas pelos mínimos quadrados de dois estágios, obtendo-se então as equações estruturais, à partir das quais procedeu-se a análise estatística dos parâmetros associados as variáveis constantes do modelo. Ao final conclui-se que a Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-CE é muito importante para a região onde se insere por proporcionar educação profissionalizante na região onde está inserida principalmente para a faixa populacional de renda mais baixa, sendo que de outra forma estes alunos não poderiam ter acesso a este tipo de ensino. A taxa paga (preço), salário mínimo médio anual (perspectiva de ganhos futuros), população e PIB do Ceará (renda) apresentaram-se significativos para determinar a quantidade o demandada por vagas, enquanto que taxa paga (preço) e orçamento foram determinantes para determinação da quantidade ofertada de vagas. A elasticidade — preço da demanda mostrou-se inelástica indicando que a taxa paga (preço) é de natureza simbólica o que possibilita o ingresso dos estudantes de renda mais baixa, indicando a grande importância social da EAFI/CE para a região. A inelasticidade mostrou-se presente também do lado da oferta, o que corrobora o resultado obtido de que a taxa paga (preço) cobrada na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu/CE não representa o valor real da educação do estudante e a importância da Escola. Os resultados obtidos permitem sugerir a criação de mecanismos na Escola Agrotécnica que permitam uma preparação dinâmica para inserção de alunos recém formados no mercado de trabalho (balcão tecnológico, incubadora de projetos etc.), bem como a busca da ampliação dos recursos provenientes do Governo Federal para possibilitar o aumento na quantidade ofertada de vagas.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73798
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Dissertações defendidas na UFC

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