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Tipo: Dissertação
Título : Avaliação dos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG): uma proposta para universidades federais
Autor : Felismino, Marina Miranda
Tutor: Barros Neto, José de Paula
Palabras clave : Sustentabilidade;Governança corporativa;Universidades e faculdades públicas;Governança ambiental
Fecha de publicación : 2023
Citación : FELISMINO, Marina Miranda. Avaliação dos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG): uma proposta para universidades federais. 2023. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Fatores ambientais, sociais e de governança, conhecidos na literatura mais recente como ESG, estão se tornando cada vez mais significativos para a avaliação abrangente das organizações. É primordial que os fatores ESG e suas métricas sejam implantados, não só nas empresas privadas, mas sim em todas as instâncias públicas, medindo ações de proteção ao meio ambiente, diversidade, inclusão, respeito aos direitos humanos, governança e transparência. Dessa forma, devido às Universidades Federais serem instituições de fomento de ensino, pesquisa e extensão e, por conseguinte, formadoras de opinião, estando presentes em um contexto com relevância singular, torna-se imprescindível para essas instituições promoverem as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança. Nesse contexto, surge a necessidade de encontrar ferramentas que permitam acompanhar e analisar a efetividade das ações de sustentabilidade socioambiental e de governança de uma Universidade Federal, de forma que a sua mensuração forneça à instituição informações necessárias para dar suporte à gestão, ao controle, ao planejamento e ao desempenho das suas atividades. Deste modo, este estudo tem como objetivo geral propor um instrumento avaliativo para a verificação do nível de adesão às práticas ESG no âmbito das Universidades Federais. Para o alcance dos objetivos propostos, será realizada uma pesquisa de campo, utilizando a estratégia Design Science Research. O instrumento proposto foi criado a partir de uma revisão bibliográfica e foi validado mediante a realização de entrevistas com profissionais da educação superior pública com conhecimento na área e especialistas. Esta pesquisa permitirá desenvolver uma proposta de instrumento ESG aplicável a Universidades Federais, fornecendo a essas instituições formas de medir o progresso em direção ao cumprimento dos objetivos estratégicos de sustentabilidade socioambiental e de governança.
Abstract: Environmental, social and governance factors, known in more recent literature as ESG, are becoming increasingly significant for the comprehensive assessment of organizations. It is essential that ESG factors and their metrics be implemented, not only in private companies, but in all public instances, measuring actions to protect the environment, diversity, inclusion, respect for human rights, governance and transparency. In this way, due to the Federal Universities being institutions that promote teaching, research and extension and, therefore, opinion makers, being present in a context with unique relevance, it becomes essential for these institutions to promote the best practices of environmental sustainability, social and governance. In this context, there is a need to find tools that allow monitoring and analyzing the effectiveness of socio-environmental sustainability and governance actions at a Federal University, so that their measurement provides the institution with the necessary information to support the management, control, and planning and carrying out its activities. Thus, this study has the general objective of proposing an evaluative instrument to verify the level of adherence to ESG practices within the scope of Federal Universities. In order to reach the proposed objectives, a field research will be carried out, using the Design Science Research strategy. The proposed instrument was created from a bibliographic review and was validated by conducting interviews with public higher education professionals with knowledge in the area and specialists. This research will make it possible to develop a proposal for an ESG instrument applicable to Federal Universities, providing these institutions with ways to measure progress towards meeting the strategic objectives of socio-environmental sustainability and governance.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73787
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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