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Tipo: TCC
Título: Das paredes dos museus às telas digitais: a exposição virtual da obra o Flagelo de Lucas da feira de Carlo Barbosa, utilizando conceitos da web arte mouchette.org
Autor(es): Silva, Thalia
Orientador: Oliveira Filho, João Vilnei de
Palavras-chave: Exposição virtual;Museu Regional de Arte;Carlo Barbosa
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Thalia. Das paredes dos museus às telas digitais: a exposição virtual da obra o Flagelo de Lucas da feira de Carlo Barbosa, utilizando conceitos da web arte mouchette.org. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.
Resumo: No presente trabalho, explorou-se a concepção de uma obra virtual que faz uma releitura da obra O Flagelo de Lucas da Feira de Carlo Barbosa, utilizando conceitos da Web Arte, com ênfase na obra Mouchette.org como referência. O propósito da pesquisa foi utilizar a internet como um espaço de experimentação e descobertas, transferindo uma obra de arte de um museu físico para o ambiente virtual. O estudo abordou os museus e o meio virtual, fornecendo uma compreensão geral sobre a Web Arte e discutindo os conceitos presentes na obra Mouchette.org e como eles poderiam ser aplicados na exposição. Além disso, foi realizada uma pesquisa, que incluiu entrevistas e pesquisa de campo no Museu Regional de Arte de Feira de Santana, com o intuito de coletar informações sobre a história de Lucas da Feira, o contexto e o conceito da obra, bem como investigar a vida de Carlo Barbosa. Com base nesses dados, foi possível desenvolver um site com hiperlinks distribuídos pelas páginas, permitindo que o público explorasse as micro cenas presentes em O Flagelo de Lucas da Feira e obtivesse mais informações sobre o autor e o personagem retratados. A avaliação da exposição foi conduzida com a participação de um grupo de 10 pessoas, utilizando técnicas de Interação Humano-Computador (IHC). Verificou-se que muitos participantes encontraram dificuldade em localizar os links devido à falta de sinalização, mas essa dificuldade não afetou negativamente suas experiências. Além disso, foi observado que a aplicação causou uma sensação de estranhamento e desconforto nos usuários. Os resultados indicaram que a criação da exposição conseguiu ser bastante interativa com o público, e a narrativa proposta pelos hiperlinks foi bem recebida, transmitindo as sensações desejadas. Conclui-se que a utilização de conhecimentos e técnicas de Web Arte para transferir obras físicas para a internet abre novos horizontes, permitindo que a arte seja acessível a um público global, superando as limitações de espaço e tempo.
Abstract: In the present work, we explored the conception of a virtual artwork that reinterprets Carlo Barbosa's work O Flagelo de Lucas da Feira (The Scourge of Lucas da Feira) using concepts of Web Art, with a focus on the work Mouchette.org as a reference. The purpose of the research was to utilize the internet as a space for experimentation and discovery, transferring an artwork from a physical museum to the virtual environment. The study encompassed museums and the virtual medium, providing a general understanding of Web Art and discussing the concepts present in the work Mouchette.org and how they could be applied in the exhibition. Furthermore, a research was conducted, which included interviews and field research at the Regional Museum of Art in Feira de Santana, with the intention of gathering information about the history of Lucas da Feira, the context, and the concept of the artwork, as well as investigating the life of Carlo Barbosa. Based on this data, it was possible to develop a website with hyperlinks distributed across the pages, allowing the audience to explore the micro-scenes present in O Flagelo de Lucas da Feira and obtain more information about the author and the depicted character. The evaluation of the exhibition was conducted with the participation of a group of 10 people, using Human-Computer Interaction (HCI) techniques. It was found that many participants had difficulty locating the links due to a lack of signaling, but this difficulty did not negatively affect their experiences. Additionally, it was observed that the application caused a feeling of strangeness and discomfort among users. The results indicated that the creation of the exhibition managed to be highly interactive with the audience, and the narrative proposed by the hyperlinks was well-received, conveying the desired sensations. In conclusion, the use of knowledge and techniques of Web Art to transfer physical artworks to the internet opens new horizons, allowing art to be accessible to a global audience, overcoming limitations of space and time.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73722
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