Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73619
Tipo: TCC
Título : O estágio na Educação de Jovens e Adultos para a formação de uma futura docente de Ciências e Biologia
Título en inglés: The internship in Youth and Adult Education for the formation of a future Science and Biology teacher
Autor : Rabelo, Elizyene Silva
Tutor: Silva, José Roberto Feitosa
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos;Formação docente;Narrativas
Fecha de publicación : 2023
Citación : RABELO, Elizyene Silva. O estágio na Educação de Jovens e Adultos para a formação de uma futura docente de Ciências e Biologia. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho relata experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA abrange um público diversificado, que inclui pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada, estudantes que precisam trabalhar durante o dia, entre outros motivos, e, portanto, apresentam demandas específicas. O objetivo deste estudo foi refletir sobre como essa prática docente na EJA contribuiu para a minha formação como futura professora de Ciências e Biologia. A metodologia adotada foi uma pesquisa narrativa autobiográfica, na qual contextualizei minhas vivências na modalidade EJA e refletir sobre as práticas pedagógicas e as influências dessa experiência na minha formação como professora de Ciências e Biologia. Esta investigação teve abordagem qualitativa, utilizando diários com anotações realizadas após cada observação e regência durante o estágio em uma escola municipal de Fortaleza, além da elaboração de um relatório final. Como resultado dessa reflexão, pude observar alguns aspectos durante o estágio, como a falta de embasamento teórico específico para a modalidade EJA, a carência de competências e habilidades contempladas na Base Nacional Comum Curricular para a EJA, a necessidade de uma linguagem adequada e a importância de adotar abordagens mais práticas nas aulas de Ciências. Essas ações contribuíram para uma reflexão crítica da prática docente, permitindo identificar os desafios a serem enfrentados. Assim, percebi o quanto a experiência e vivência na modalidade EJA moldaram meu olhar de forma mais crítica sobre a ação docente, destacando a importância de contextualizar os temas abordados nas aulas de forma a torná-los mais significativos para a realidade dos alunos. Diante disso, fica evidente que a formação de educadores deve contemplar a modalidade EJA, a fim de prepará-los adequadamente para o exercício docente nesse contexto.
Abstract: The present work reports experiences lived during the Supervised Internship in Middle School, in the modality of Youth and Adult Education (EJA). EJA encompasses a diverse audience, including individuals who did not complete their studies at the appropriate age, students who need to work during the day, among other reasons, and therefore have specific demands. The objective of this study was to reflect on how this teaching practice in EJA contributed to my formation as a future teacher of Science and Biology. The methodology adopted was a self-biographical narrative research, in which I contextualized my experiences in the EJA modality and reflected on the pedagogical practices and influences of this experience on my formation as a teacher of Science and Biology. This investigation had a qualitative approach, using journals with notes made after each observation and teaching practice during the internship at a municipal school in Fortaleza, in addition to the preparation of a final report. As a result of this reflection, I was able to observe some aspects during the internship, such as the lack of specific theoretical foundation for the EJA modality, the lack of competencies and skills addressed in the National Common Curricular Base for EJA, the need for appropriate language, and the importance of adopting more practical approaches in Science classes. These actions contributed to a critical reflection of teaching practice, allowing the identification of challenges to be faced. Thus, I realized how much the experience and immersion in the EJA modality shaped my perspective in a more critical way about teaching actions, highlighting the importance of contextualizing the topics addressed in classes to make them more meaningful to the students' reality. Therefore, it becomes evident that the education of educators should encompass the EJA modality in order to prepare them for teaching in this context.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73619
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_esrabelo.pdf816,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.