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Tipo: TCC
Título: Análise das mudanças de condução das aulas de Física nas escolas particulares de Fortaleza diante da imposição do ensino remoto emergencial
Autor(es): Santiago, Leonardo Mesquita
Orientador: Coelho, Afrânio de Araújo
Coorientador: Lima, Luiz Paulo Fernandes
Palavras-chave: Pandemia, 2020-;Ensino remoto emergencial - Fortaleza (CE);Física (Ensino médio);Escala Likert
Data do documento: 2023
Citação: SANTIAGO, M. L. Análise das mudanças de condução das aulas de Física nas escolas particulares de Fortaleza diante da imposição do ensino remoto emergencial. 2023. 57 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A pandemia da Covid-19, instaurada no início do ano de 2020, mudou completamente as formas de conduta e convivência em todos os aspectos da sociedade. Diante desse quadro de profundas mudanças, em especial no contexto educacional brasileiro, e a partir da imposição do Ensino Remoto Emergencial, o presente trabalho buscou fazer um estudo comparativo das aulas de Física, ministradas no ensino presencial e no ensino remoto, antes e durante o período pandêmico, respectivamente, com os objetivos de investigar as metodologias utilizadas, as ferramentas e os recursos desfrutados e permitir uma análise do rendimento e da participação dos alunos, em ambos os recortes de tempo. A pesquisa se voltou para os professores de Física de algumas escolas da rede privada de Fortaleza, com a aplicação de um questionário, via Google Forms, que contou com 20 afirmativas e teve como base o uso da escala Likert. O tratamento de dados, que permitiu uma análise de resultados de caráter mais quantitativo, ocorreu por meio dos softwares SPSS e Excel, que permitiu que se gerassem os dados estatísticos na forma de gráficos e tabelas, importantes em uma pesquisa descritiva e exploratória. Os resultados da pesquisa demonstraram uma satisfatória mudança na condução das aulas, tanto em relação às metodologias quanto em relação às ferramentas e aos recursos didáticos, assim como uma considerável piora nos índices de rendimento e participação, possibilitando uma vasta discussão dos fatores que motivaram tais resultados.
Abstract: The Covid-19 pandemic, established at the beginning of the year 2020, completely changed the ways of conduct and coexistence in all aspects of society. In the face of this scenario of profound changes, especially in the Brazilian educational context, and based on the imposition of Emergency Remote Teaching, the present work sought to make a comparative study of Physics classes taught in face-to-face and remote teaching, before and during the pandemic period, respectively, with the objectives of investigating the methodologies used, the tools and resources enjoyed, and allowing an analysis of students' performance and participation in both time frames. The research focused on Physics teachers in private schools in Fortaleza, using a questionnaire through Google Forms, which consisted of 20 statements and was based on the use of the Likert scale. The data analysis, which allowed for a more quantitative analysis of results, was conducted using SPSS and Excel software, which generated statistical data in the form of graphs and tables, important in a descriptive and exploratory research. The research results demonstrated a satisfactory change in the conduct of classes, both in terms of methodologies and in terms of tools and didactic resources, as well as a significant decline in performance and participation rates, enabling a broad discussion of the factors that motivated such result.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73609
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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