Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73599
Tipo: TCC
Título: Atividade lúdica na escola: a ecologia do filo Cyanobacteria e sua relação com o monitoramento da Cagece
Título em inglês: Ludic activity at school: the ecology of the Cyanobacteria phylum and its relationship with Cagece monitoring
Autor(es): Brito, Ramon Teixeira
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Cianobactérias;Ferramentas lúdicas;Ensino médio
Data do documento: 2023
Citação: BRITO, Ramon Teixeira. Atividade lúdica na escola: a ecologia do filo Cyanobacteria e sua relação com o monitoramento da Cagece. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: É notório que o ensino sobre cianobactérias, o tratamento dado a água e as questões que as envolvem na saúde pública e ambiental, ainda são pouco discutidas no ensino médio. O presente trabalho busca observar de forma lúdica a construção do conhecimento básico acerca desse tema e divulgar a importância do monitoramento feito pela Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE). Este estudo ocorreu com alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza. Tomando como pilar a Base Nacional Comum Curricular. Inicialmente aplicou-se uma aula expositiva dialogada, dividida em dois momentos, com o auxílio de modelos didáticos de células e do jogo digital Ciano Quiz. Foram adotados dois questionários para a coleta de dados, mesclando questões abertas e fechadas. Um questionário pré-aula foi aplicado no primeiro encontro, com intuito de apurar a afinidade dos alunos com o conteúdo. Logo após, iniciou-se a aula expositiva dialogada com a assistência de modelos didáticos de cianobactérias. No segundo encontro, a turma dividiu-se em grupos e foi aplicado o jogo Ciano Quiz, com 10 questões. Na sequência, os alunos responderam um questionário final, o qual buscou avaliar se as atividades trabalhadas agregaram conhecimentos aos educandos. Os dados coletados foram analisados pelo método qualitativo e utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin para se examinar as questões subjetivas. Na avaliação das respostas, observou-se que os alunos compreenderam a ligação entre o descarte inadequado de lixo e as florações de cianobactérias. Para além disso, ressaltaram a importância da água e da CAGECE, no que compete a prevenção de doenças e a qualidade do recurso hídrico, a realização de pesquisas científicas e o zelo ao meio ambiente. Portanto, impõe a constatação de que o emprego de modelos didáticos e jogos promove a assimilação de conceitos abstratos, a socialização entre os educandos e estimula o entusiasmo durante o processo de ensino-aprendizagem. Almeja-se que com os resultados deste trabalho os educadores possam se inspirar e incrementar mais ferramentas que contribuam para transportar os alunos ao centro da prática docente.
Abstract: The teaching about cyanobacterium, the water treatment and the issues involving them in public and environmental health are still notoriously little discussed on high school. The present work aims to observe by a playful way the construction of basic knowlegde about this topic and publicize the importance of the monitoring accomplished by the Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE). This study was caried out with students from a 2nd year at a Public High school class at basing on the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Initially a dialoged expository class was applied, divided into two moments, with the support of didactic models of cells and the digital game Ciano Quiz. Two questionnaires were adopted for data collection, mixing open and closed questions. A pre-class questionnaire was applied in the first meeting, with the purpose to determine the student’s affinity with the subject. Soon after, the dialoged expository class was started with assistance of didactic models of cyanobacteria. In the second meeting, the class was divided into groups and the Ciano Quiz game was applied, with 10 questions. Then, the students answered a final questionnaire, which intended to assess if the activities worked added knowledge to students. The collected data were analyzed through qualitative method and the Laurence Bardin's content analysis was used to examine the subjective questions. Evaluating the answers, it was observed that the students understood the connection between inadequate waste disposal and cyanobacterial blooms. In addition, they highlighted the importance of water and CAGECE in terms of disease prevention and the quality of the water resource, scientific research conduction and caring for the environment. Therefore, it is proposed that the use of didactic models and games promotes the assimilation of abstract concepts, socialization among students and stimulates enthusiasm during the teaching-learning process. After obtaining the results of this work, it is hoped educators can be inspired and increase more tools that contribute to transporting students to the center of teaching practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73599
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_rtbrito.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.