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Tipo: TCC
Título : O Programa Residência Pedagógica e suas contribuições na formação docente de um licenciando em Ciências Biológicas
Título en inglés: The Pedagogical Residency Program and its contributions in the teacher training of a Biological Sciences undergraduate student
Autor : Sousa, Samuel Oliveira de
Tutor: Feitosa, Raphael Alves
Palabras clave : Residência pedagógica;Formação de professores;Narrativas de experiência do vivido;Identidade docente;Ensino de biologia
Fecha de publicación : 2023
Citación : SOUSA, Samuel Oliveira de. O Programa Residência Pedagógica e suas contribuições na formação docente de um licenciando em Ciências Biológicas. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A preocupação com a qualificação de professores vem sendo discutida há algum tempo, não consistindo em um debate recente, porém, perante os desafios da sociedade contemporânea as discussões sobre esse tema têm aumentado. A temática da formação de professores é ampla e engloba muitos aspectos que extrapolam o campo curricular, programas não obrigatórios como o PIBID e a Residência Pedagógica por exemplo, podem agregar conhecimentos à formação docente e aproximar os licenciandos de seu campo profissional, promovendo experiências práticas significativas, sem retirar a relevância dos estágios e disciplinas curriculares. A identidade profissional é vai sendo construída sobre influência tanto das vivências acadêmicas, quanto das não acadêmicas, a visualização de si como sujeito professor não é algo instantâneo, mas sim, decorrente de uma visão construída ao longo do tempo, principalmente a partir de vivências pedagógicas. Diante disso, nesta pesquisa, procurei refletir sobre a trajetória da minha formação em licenciatura, analisando as influências positivas do Programa Residência Pedagógica na minha formação em licenciatura e na construção da identidade docente. Usei como suporte para chegar a isso, relatos pessoais em forma de narrativas de experiências do vivido sobre o que vivenciei no programa, escritas ao longo da minha atuação no mesmo. A consulta dos registros sobre essas experiências foi imprescindível para resgatar as memórias e trazê-las para serem discutidas. Por fim, cheguei a conclusão de que a caracterização do meu eu professor, sofreu contribuições do programa citado, que me aproximou do ambiente escolar e que durante a graduação me colocou em contato com os estudantes do ensino básico, onde desenvolvi uma visão mais ampla do espaço e um olhar mais empático para com os discentes, tendo tido formas diferentes de aprendizado.
Abstract: The concern with the qualification of teachers has been discussed for some time, not consisting of a recent debate, however, given the challenges of contemporary society, discussions on this topic have increased. The theme of teacher training is broad and encompasses many aspects that go beyond the curricular field, non mandatory programs such as PIBID and Pedagogical Residency, for example, can add knowledge to teacher training and bring undergraduates closer to their professional field, promoting meaningful practical experiences, without removing the relevance of internships and curricular subjects. The journey to reach a professional identity is long and built on the influence of both academic and non-academic experiences. time, mainly from pedagogical experiences. In view of this, in this research, I sought to reflect on the trajectory of my training in teaching, analyzing the influence of the Pedagogical Residency Program in my training in teaching and in the construction of a teaching identity. I used as support to achieve this, personal reports in the form of narratives of lived experiences about what I experienced in the program, having been essential to consult the records about these experiences to rescue the memories and bring them to be discussed. Finally, I came to the conclusion that the characterization of my teacher self was contributed by the mentioned program, which brought me closer to the school environment and which, during graduation, put me in contact with basic education students, where I developed a broader view of the space and a more empathetic look towards the students, having had different ways of learning.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73574
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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