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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Jailson Pereira da-
dc.contributor.authorCruz, Sandoval Matoso da-
dc.date.accessioned2023-07-17T14:51:21Z-
dc.date.available2023-07-17T14:51:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCRUZ, Sandoval Matoso da. História local e ensino de história: um estudo dos modos de pensar o espaço da cidade de Fortaleza e sua relação com a Ditadura 1964-85. Orientador: Jailson Pereira da Silva. 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73557-
dc.description.abstractThe present work seeks to make a reflection about the teaching of History and the military dictatorship in Brazil. This topic is quite delicate for professors, based on the understanding and also on the use of Local History and Public History as powerful resources to face the issue. Therefore, firstly it was made a spatial (city of Fortaleza), temporal (1960-1980) and thematic (Military Dictatorship) cut in order to exercise the analysis of historicity and the different layers of time dealt when transiting in a city. Afterwards, there was a brainstorming session with students from different schools (public and private) at the Mentimeter platform. The goal was to capture their initial impressions on themes related to the dictatorship, followed by the application of a quiz to detail understandings. From this point, a spatial script was elaborated, materialized in a sensory, interactive and illustrated map; and an action plan was created to enable the classroom to experience the use of the city as a textbook. The project is called “Nos porões da ditadura” which means “In the basements of the dictatorship”. Finally, it was noticed that teachers,who want to relate Public History and Local History with the taught History, need to deal with concepts that help students to understand more critically the historical and social reality that surrounds them. As a result, 11 concepts were listed and considered essential when thinking about History teaching within the relationship with Public History and City History. Their definitions were briefly detailed based on reference authors, in a compact inventory, which is a mandatory instrument for the proposal lesson application and also the better handling over the interactive mappt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistórialLocalpt_BR
dc.subjectHistória públicapt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subjectDitadura Militarpt_BR
dc.titleHistória local e ensino de história: um estudo dos modos de pensar o espaço da cidade de Fortaleza e sua relação com a Ditadura 1964-85pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca refletir e pensar sobre o ensino de História e a ditadura militar, tema, atualmente, bastante delicado para os professores e professoras, a partir da compreensão e utilização da História Local e da História Pública como recursos potentes para o enfrentamento da questão. Para isso, primeiramente, fez-se um recorte espacial (cidade de Fortaleza), temporal (1960-1980) e temático (Ditadura Militar) no intuito pôr em prática o exercício de olhar a historicidade e as diferentes camadas de tempos com as quais se lida ao transitar em uma cidade. Depois, produziu-se uma nuvem de palavras, na plataforma virtual Mentimeter, com estudantes de escolas distintas (pública e privada), tentando capturar suas impressões iniciais sobre temas inerentes e conexos à ditadura, seguido da aplicação de um questionário para esmiuçar tais entendimentos. A partir disso, elaborou-se um roteiro espacial, concretizado em um mapa sensorial, interativo e ilustrado; e um modelo de ação, o projeto “Nos porões da ditadura”, para experimentar, na prática, a vivência de aulas que usem a “cidade como texto”. Por fim, percebeu-se que professores que desejam pensar a História Ensinada em sua relação com a História Publica e a História Local, precisam lidar com conceitos que auxiliem os estudantes a compreender de forma mais crítica a realidade histórico social que lhes cerca. Em virtude disso, listou-se 11 conceitos, considerados basilares para pensar o Ensino de História em sua relação com a História Pública e a Cidade, detalhando, ainda que brevemente, suas definições, a partir de autores referenciais, em um compacto inventário, instrumento necessário para a aplicação da proposta de aula e melhor manuseio do mapa interativo.pt_BR
dc.title.enLocal history and history teaching: a study of the ways of thinking about the space of the city of Fortaleza and its relationship with the 1964-85 Dictatorship.pt_BR
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