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Tipo: TCC
Título: O cliente de serviços bancários e inovatividade: Um estudo de caso na agência Praça do Ferreira do Banco Santander
Autor(es): D’Oliveira, Luis Eduardo do Vale
Orientador: Silva, José Henrique Félix
Palavras-chave: Inovatividade;Procedimentos Bancários;Banco Santander
Data do documento: 2019
Citação: Oliveira, Luis Eduardo do Vale D’.O cliente de serviços bancários e inovatividade: Um estudo de caso na agência Praça do Ferreira do Banco Santander. 49 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este trabalho objetivou estudar o processo de inovatividade aplicado aos clientes do Banco Santander na adoção do novo modelo de atendimento bancário e como eles estão reagindo a essas mudanças tecnológicas. Além disso, buscou entender as mudanças tecnológicas no sistema financeiro como um todo e analisar as mudanças específicas do Banco Santander. Duas hipóteses foram consideradas: os clientes mais instruídos recebem melhor essas mudanças e são beneficiados por isso; e, que o sistema financeiro nacional passará por mudanças ainda mais drásticas no seu modelo de atendimento. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para descrever a história do setor bancário no Brasil e suas transformações, além de expor a história do Banco Santander. Como método, usou-se o critério de acessividade, para aplicar um questionário junto aos clientes usuários de procedimentos bancários na agência Praça do Ferreira do Banco Santander, em Fortaleza. Os resultados obtidos indicam a aceitação da hipótese de que os clientes mais instruídos já usufruem dos novos meios de atendimento online disponíveis, sendo beneficiados com isso e que, embora exista uma presença inovativa em si, essa resposta não é diretamente traduzida em uso do produto. Foi constatado também que, na visão dos clientes, o Banco Santander está bem inserido no processo de inovação no qual o setor está passando.
Abstract: This paper aimed to study the process of innovativeness applied to Santander Bank clients in adopting the new banking service model and how they are reacting to these technological changes. In addition, it sought to understand technological changes in the financial system as a whole and to analyze Banco Santander's specific changes. Two assumptions have been considered: educated customers receive these changes better and have benefits from it; and that the national financial system will undergo even more drastic changes in its service model. Bibliographic research was used to describe the history of the banking sector in Brazil and its transformations, besides exposing the history of the Santander Bank. As a method, the accessibility criterion was used to apply a questionnaire to clients who use banking procedures at Santander Bank agency located on Praça do Ferreira, in Fortaleza. The obtained results indicate the acceptance of the hypothesis that the most educated customers get advantage of the new online services available and get benefits from them, although there is an innovative presence in itself, this answer is not directly translated into product use. It was also noted that, according to customers, the Santander Bank is well inserted in the innovation process in which the sector is undergoing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73462
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