Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.organizer | Santos, Maria José Costa dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T17:44:44Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T17:44:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José Costa dos (org). Inovação pedagógica no Ensino Superior: reflexões teóricas e práticas do PAAP. Fortaleza: Imprensa universitária da UFC. 2023 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-70776-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73456 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Imprensa universitária da UFC | pt_BR |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Inovação pedagógica no Ensino Superior: reflexões teóricas e práticas do PAAP | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) apresenta esse e-book por meio de seus textos, a partir de convidados que sempre colaboraram e colaboram para enriquecer a formação de professores na UFC. Visa-se a inovação acadêmica e pedagógica, aprimorando e ampliando o conceito de Inovação. Ao PAAP cabe a realização de processos formativos em formatos híbridos ou não - combinando o On-line e o Off-line, na busca de atuação de uma formação continuada pautada nos múltiplos saberes e conhecimentos, visando sempre práticas e reflexões teóricas que integrem o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão acadêmica. Almeja-se ampliar sentidos e significados sobre a docência superior com enfoque na reflexão crítica das diferentes iniciativas de reconfiguração da sala de aula acadêmica, subsidiados pelas tecnologias educacionais e as metodologias ativas, sempre visando a melhoria na integração, na interação e no engajamento. Propõe-se, portanto, com esse e-book questionamentos sobre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na UFC, fundamentados em ações estratégicas que compreendam a [re]organização do ensino, apresentando experiências vivenciadas à luz dos tipos de formatos de ensinos, sejam remoto, híbrido e/ou presencial, fundamentados nas concepções da didática no ensino superior para a aprendizagem de adultos e outros temas que subjazem e que podem ser desenvolvidos de forma individual, mas principalmente de forma colaborativa. Sustenta-se esse e-book na ideia de integração para inovação, visando apresentar atividades acadêmicas, centradas na inovação para a discência na sala de aula, oportunizando pensar de forma compartilhada em grupos de estudos específicos, visando o protagonismo estudantil na formação acadêmica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIDEIA - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_liv_mjcsantos-pdfa.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.