Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.organizerSantos, Maria José Costa dospt_BR
dc.date.accessioned2023-07-11T17:44:44Z-
dc.date.available2023-07-11T17:44:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José Costa dos (org). Inovação pedagógica no Ensino Superior: reflexões teóricas e práticas do PAAP. Fortaleza: Imprensa universitária da UFC. 2023pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-70776-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73456-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprensa universitária da UFCpt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleInovação pedagógica no Ensino Superior: reflexões teóricas e práticas do PAAPpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) apresenta esse e-book por meio de seus textos, a partir de convidados que sempre colaboraram e colaboram para enriquecer a formação de professores na UFC. Visa-se a inovação acadêmica e pedagógica, aprimorando e ampliando o conceito de Inovação. Ao PAAP cabe a realização de processos formativos em formatos híbridos ou não - combinando o On-line e o Off-line, na busca de atuação de uma formação continuada pautada nos múltiplos saberes e conhecimentos, visando sempre práticas e reflexões teóricas que integrem o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão acadêmica. Almeja-se ampliar sentidos e significados sobre a docência superior com enfoque na reflexão crítica das diferentes iniciativas de reconfiguração da sala de aula acadêmica, subsidiados pelas tecnologias educacionais e as metodologias ativas, sempre visando a melhoria na integração, na interação e no engajamento. Propõe-se, portanto, com esse e-book questionamentos sobre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na UFC, fundamentados em ações estratégicas que compreendam a [re]organização do ensino, apresentando experiências vivenciadas à luz dos tipos de formatos de ensinos, sejam remoto, híbrido e/ou presencial, fundamentados nas concepções da didática no ensino superior para a aprendizagem de adultos e outros temas que subjazem e que podem ser desenvolvidos de forma individual, mas principalmente de forma colaborativa. Sustenta-se esse e-book na ideia de integração para inovação, visando apresentar atividades acadêmicas, centradas na inovação para a discência na sala de aula, oportunizando pensar de forma compartilhada em grupos de estudos específicos, visando o protagonismo estudantil na formação acadêmica.pt_BR
Aparece nas coleções:EIDEIA - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_liv_mjcsantos-pdfa.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.