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Tipo: Dissertação
Título : Desempenho em Matemática e as disparidades de gênero no mercado de trabalho: evidências para o Ceará
Autor : Silva, Arthur Monteiro da
Tutor: Sousa, Francisca Zilânia Mariano
Co-asesor: Benevides, Alesandra de Araújo
Palabras clave : Disparidade de gênero;Desempenho em Matemática;STEM
Fecha de publicación : 2022
Citación : SILVA, Arthur Monteiro da. Desempenho em Matemática e as disparidades de gênero no mercado de trabalho: evidências para o Ceará. 2022. 48f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2022.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho busca contribuir com a literatura ao investigar a relação entre as desigualdades de gênero em matemática e as disparidades salariais e ocupacionais no mercado de trabalho, até então, não abordado em outros estudos. Para tanto, realizou-se um acompanhamento longitudinal dos alunos egressos das escolas públicas do Ceará, em 2012 a 2014, e o ingresso no mercado de trabalho em 2019. Esta pesquisa utilizou a base de dados do SPAECE, da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará, do Censo Escolar e dados da RAIS, fornecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para verificar os efeitos do desempenho em matemática sobre os diferenciais de rendimentos, participação no mercado formal e no mercado nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), utilizou-se os seguintes métodos: Decomposição de Oaxaca-Blinder e Balanceamento por Entropia. Dos resultados, observou-se que as disparidades no desempenho em matemática dos jovens são relevantes para compreender as disparidades de gênero no mercado de trabalho para esse público. Ao equiparar as meninas com os meninos em habilidades cognitivas em matemática, verificou-se que as desigualdades salariais e ocupacionais reduziram entre esses grupos. As habilidades em matemática também influenciam positivamente a probabilidade de estar no mercado de trabalho, além de reduzir a diferença de gênero nos jovens.
Abstract: This paper seeks to contribute to the literature by investigating the relationship between gender inequalities in mathematics and wage and occupational disparities in the labor market, so far, not addressed in other studies. To this end, a longitudinal follow-up of students graduating from public schools in Ceará in 2012 to 2014 and entering the labor market in 2019 was conducted. This research used the SPAECE database from the Secretary of Basic Education of the State of Cearáá, the School Census, and RAIS data provided by the Ministry of Labor and Employment. To verify the effects of mathematics performance on income differentials, participation in the formal market and in the market in the areas of Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), the following methods were used: Oaxaca-Blinder Decomposition and Entropy Balancing. From the results, it was observed that the disparities in the math performance of young people are relevant to understanding gender disparities in the labor market for this audience. By equating girls with boys in cognitive skills in mathematics, it was found that wage and occupational inequalities reduced between these groups. Math skills also positively influence the probability of being in the labor market, and reduce the gender gap in young people.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73431
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

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