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Tipo: Dissertação
Título: Os [Des] caminhos da escolarização na surdez: examinando a educação infantil na Fortaleza dos que ouvem com os olhos e falam com as mãos
Título em inglês: The [No] ways of schooling in deafness: examining early childhood education at the Fortaleza of what they hear with their eyes and talk with their hands
Autor(es): Dantas, Aleine Eduardo Fernandes Motta Moreira
Orientador: Leitão, Vanda Magalhães
Palavras-chave: Early Childhood Education;Inclusive Education;Professores de educação especial - Formação - Fortaleza(CE);Inclusão escolar - Fortaleza(CE);Educação especial - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: DANTAS, Aleine Eduardo Fernandes Motta Moreira. Os [Des] caminhos da escolarização na surdez: examinando a educação infantil na Fortaleza dos que ouvem com os olhos e falam com as mãos. 2012. 130f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo verificar como as práticas docentes elaboradas e executadas nas instituições de Educação Infantil estão contribuindo para o progresso dos seus educandos surdos e como estão desenvolvendo estratégias e condições adequadas à evolução dessas crianças, sem esquecer as diferenças linguísticas entre esses agentes, analisando a língua como possível obstáculo, em razão do desconhecimento, por parte de ambos, de suas línguas naturais. Para alcançar esse objetivo, como percurso metodológico, escolheu-se a análise qualitativa dos dados, mediante estudo de caso. Optou-se por entrevistas, observação e análise de documentos, registrados em fotografias, além das gravações de áudio, do diário de campo em caderno e lápis e, quando adequado e possível, observações digitadas em um notebook. As referências teóricas empregadas para a fundamentação da análise dos dados foram centradas, principalmente, mas não exclusivamente, nas obras de Miguel Zabalza (1998), para a categoria que versa sobre a Educação Infantil e suas características tão peculiares a quem lida com os pequeninos; Carlos Skliar (1997) e Sanchez (1990), sobre surdez, sua linha histórica e suas vertentes educacionais, além dos conceitos sobre Libras e correlatos; Priscila Lima (2010) e Rossana Ramos (2010), em Educação Especial e Inclusiva, exibindo as variações de terminologias que, com frequência, mais nos confundem do que esclarecem; nos documentos do MEC, que normatizam os pilares deste trabalho: a Educação Infantil, a Educação Especial, a Educação Inclusiva e temas relacionados à surdez, como a Libras, a regulamentação da profissão dos intérpretes de Libras e o decreto sobre as Salas de Recurso Multifuncionais onde ocorre o Atendimento Educacional Especializado. Partindo das análises destes, constata-se que, apesar dos esforços que estão sendo feitos, a ausência da Libras como mediadora das relações educador e educando e a superficialidade do conhecimento das particularidades da surdez dificultam o êxito das práticas docentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7343
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