Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorMuniz Neto, João Silveira-
dc.date.accessioned2023-07-03T22:38:21Z-
dc.date.available2023-07-03T22:38:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMUNIZ NETO, João Silveira. Desde Viena a Chicago: a nova psicologia. Orientador: Francisco Ari de Andrade. 2022. 113 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73310-
dc.description.abstractThis study presents a critical appreciation of Behavioral Economics, which is a discursive unit that emerged in the US from the dialogue between Neoliberal Economic Theory and Behavioral Psychology in the 1970s. From a methodological point of view, this research is a genealogy (FOUCAULT, 1995), which consists, summarily, in investigating and reconstructing the historical-political conditions that allowed the emergence of a highlighted discursive realm. The genealogy presented in this work consisted in analyzing the epistemic-political displacement of neoliberal reflection on human behavior until its culmination: the creation of a new discipline, namely, Behavioral Economics. The analysis begins with the following works. Principles of Political Economy (MENGER, 1983); Human Action – a treatise on economics (MISES, 1995); O Caminho da Servidão or The Path of Slavery (HAYEK, 2010) and Economy and Knowledge (HAYEK, 2019). The idea is to trace the epistemicpolitical path that created adequate conditions for the discipline of Behavioral Economics to become an emancipated discursive field. Once this broader analysis has been carried out, the research problematizes the theoretical-methodological foundations of Behavioral Economics through the following works: Nudge – how to make better decisions about health, money and happiness (THALER, 2008); Misbehaving – the construction of the Behavioral Economy (THALER, 2015); Fast & Slow – two ways of thinking (KAHNEMAN, 2008); Noise – a flaw in human judgment (KAHNEMAN, 2021). The relevance of this Thesis lies in its contribution to the Philosophy of Education, especially with regard to the reflection on neoliberal education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectPhilosophy of educationpt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectBehavioral economicpt_BR
dc.titleDesde Viena a Chicago: a nova psicologiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo apresenta uma apreciação crítica acerca da Economia Comportamental, unidade discursiva surgida nos anos EUA através do diálogo entre a Teoria Econômica Neoliberal e a Psicologia Comportamental nos anos 1970. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma genealogia (FOUCAULT, 1995) que consiste, resumidamente, em investigar e reconstruir as condições de possibilidade históricopolíticas para a emersão de determinado campo discursivo. A genealogia apresentada neste trabalho constituiu-se em analisar o deslocamento epistêmico-político da reflexão neoliberal sobre o comportamento humano até sua culminância, a criação de uma nova disciplina, qual seja, a Economia Comportamental. Inicia-se a análise com as obras Princípios de Economia Política (MENGER, 1983); Ação Humana – um tratado de economia (MISES, 1995); O Caminho da Servidão (HAYEK, 2010) e Economia e Conhecimento (HAYEK, 2019) a fim de se traçar o percurso espistêmico-político que forneceu as condições de possibilidade para a emergência da disciplina Economia Comportamental como um campo discursivo emancipado. Uma vez realizada esta análise mais ampla, a pesquisa problematiza os fundamentos teórico-metodológicos da Economia Comportamental através das seguintes obras: Nudge – como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade (THALER, 2008); Misbehaving – a construção da Economia Comportamental (THALER, 2015); Rápido & Devagar – duas formas de pensar (KAHNEMAN, 2008); Ruído – uma falha no julgamento humano (KAHNEMAN, 2021). A relevância desta Tese reside na sua contribuição para a Filosofia da Educação, sobretudo no que diz respeito à reflexão da educação neoliberal.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tese_jsmunizneto.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.