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Tipo: Dissertação
Título : A didatização dos gêneros textuais reportagem e comentário com foco na distinção entre fato e opinião
Título en inglés: The didatization of the textual genres reportage and commentary with a focus on the distinction between fact and opinion
Autor : Benicio, Gisele Barroso
Tutor: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palabras clave : Fato;Didatização;Opinião;Pandemia;Covid-19
Fecha de publicación : 2023
Citación : BENICIO, Gisele Barroso. A didatização dos gêneros textuais reportagem e comentário com foco na distinção entre fato e opinião. Orientadora: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Linguística, Mestrado Profissional em Letras, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como principal objetivo didatizar as categorias de fato e opinião, utilizando gêneros textuais reportagem e comentário pertencentes ao campo jornalístico-midiático. A proposta de didatização dos conceitos de fato e opinião se concretiza no caderno didático elaborado como produto final desta pesquisa, para aplicação em sala de aula com alunos do 7° ano do ensino fundamental II. Partimos das dificuldades apresentadas em sala de aula pelos discentes no que concerne ao descritor 14 – distinguir fato de opinião, pertencente à Matriz de referência de Língua Portuguesa. As dificuldades observadas surgiram dos questionamentos feitos nas aulas, no momento de discussão e correção de Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR), aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação do município de Fortaleza. Observamos que os alunos apresentavam dificuldades na conceituação e distinção dos termos fato e opinião. Desta forma, escolhemos abordar essas dificuldades à luz das teorias do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Análise Textual do Discurso (ATD) com o objetivo de facilitar o processo de compreensão e distinção entre essas categorias pelos alunos. Para tanto, selecionamos textos que trazem como tema central a pandemia de covid-19 por entendermos que o assunto é atual e, consequentemente, possui relevância para o debate social em sala de aula. Entendemos ainda que o tema contribui para a compreensão do processo de veiculação de informações pelas mídias, orientando o educando para uma leitura acurada e responsável dos fatos. Nosso caderno didático conta com duas seções de estudos e atividades. A primeira delas trabalha com o gênero textual reportagem, levando em consideração o estudo do texto, o seu contexto de produção e os elementos que compõem a estrutura do texto. Ainda nessa seção, trabalhamos com a categoria de fato e opinião, dando destaque para a produção das opiniões emitidas, para a responsabilidade social na comunicação dos fatos e, também, disponibilizando ferramentas de pesquisa e checagem de fatos. Na segunda parte do caderno, o foco vai para o gênero textual comentário. O objetivo é mostrar o gênero textual e sua relevância na reprodução e compartilhamento de opiniões de especialistas sobre a covid-19. Abordamos a categoria de opinião, dando enfoque na responsabilidade e relevância do papel social de um especialista ao comentar sobre um assunto. Objetivamos também a produção de comentários por parte dos alunos, evidenciando o papel social de respeito na emissão de ideias e opiniões em redes sociais. Nossa pesquisa visa trabalhar os conceitos de fato e opinião com foco na sua identificação e diferenciação dentro dos textos, trabalhando o processo de argumentação na construção dos fatos e opiniões emitidas. Nesse sentido, a pesquisa contribui para o desenvolvimento da habilidade proposta pela Matriz de Referência de língua portuguesa em diferenciar fato de opinião. Ao conhecer os conceitos e trabalhá-los em textos, pretendemos tornar mais palpável ao aluno o reconhecimento deles e, por conseguinte, a sua diferenciação. Diante do exposto, o caderno didático para aplicação em sala de aula contribui com o trabalho do professor como uma ferramenta de apresentação de atividades voltadas especificamente para as categorias de fato e opinião. Por abordarmos atividades que se utilizam de ferramentas digitais, o presente trabalho corrobora ainda o papel de letramento digital dos alunos, fazendo com que eles possam trazer para o seu cotidiano aquilo que foi abordado em sala de aula.
Abstract: The main goal of this paper is to didacticize the categories of fact and opinion through journalistic media texts, specifically report and commentary. This didactic proposal materializes in a workbook elaborated as the final product of this research, to be applied in class with 7th graders. We started from the difficulties presented by students in class concerning the descriptor 14 – to distinguish fact from opinion in texts. The difficulties observed arose from the questions asked in class, when discussing and correcting the Diagnostic Network Assessments (Avaliações Diagnósticas da Rede – ADR), applied by the Municipal Department of Education of the city of Fortaleza. We observed that the students had difficulties in conceptualizing the words fact and opinion. Thus, we chose to address these difficulties considering the theories of Sociodiscursive Interactionism (SDI) and Text and Discourse Analysis (TDA) in order to facilitate the process of understanding and distinguishing these categories by students. For this purpose, we selected texts that have the covid-19 pandemic as their central theme, since we understand that this is a subject of current concern, consequently being relevant to the social debate in class. We furthermore understand that such theme contributes to the understanding of the process of dissemination of information by the media, orienting the student to an accurate and responsible reading of the facts. Our workbook features two sections of studies and activities. The first one works with the reportage text genre, taking into consideration the study of the text, its production context, and the elements that compose the text structure. Also in this section, we work with the category of fact and opinion, highlighting the production of the opinions expressed, the social responsibility in the emission of facts, furthermore, providing tools for research and fact-checking. The second part of the workbook focuses on the commentary text genre. The goal is to approach such text genre and its relevance in reproducing and sharing the opinions of experts on covid-19. We address the category of opinion, focusing on the responsibility and relevance of the social role of an expert when commenting on a subject. We also aimed at the production of commentary texts by the students, highlighting the social role of respect in the emission of ideas and opinions in social media. Our research aims to work on the concepts of fact and opinion, focusing on their identification and differentiation within texts, working on the argumentation process in the construction of facts and opinions expressed. In this respect, the research contributes to the development of the skill of differentiating fact from opinion, as proposed by the Portuguese Language Reference Matrix. By addressing these concepts and working them into texts, we aim to facilitate their recognition and their consequent differentiation by students. In view of the above, the workbook for class application contributes to the teacher's work as a tool for promoting activities focused on the specific categories of fact and opinion. Due to the approach on activities that promote the use of digital tools, this work corroborates the role of digital literacy of students, enabling them to bring to their daily lives what was discussed in class.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73295
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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