Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73002
Tipo: | Dissertação |
Título : | A residualidade na cordelística de Medeiros Braga e o seu papel nas salas de aula da Educação Básica |
Autor : | Marinho, Jovanna Pinheiro Medeiros |
Tutor: | Martins, Elizabeth Dias |
Palabras clave : | Cordel;Residualidade;Mentalidade;Ensino;Residuality;Mindset |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | MARINHO, Jovanna Pinheiro Medeiros. A residualidade na cordelística de Medeiros Braga e o seu papel nas salas de aula da Educação Básica. Orientadora: Elizabeth Dias Martins. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem por metas principais abordar os aspectos residuais presentes na cordelística de Medeiros Braga e ressaltar o seu importante papel nas salas de aula da educação básica . Os cordéis de Medeiros Braga apresentam diversas temáticas e recursos que facilitam a aprendizagem dos estudantes acerca de temas universais necessários à formação social de todos . A partir da análise de seus cordéis e à luz da teoria da residualidade de Roberto Pontes, identificamos aspectos cristãos, históricos e medievais que fazem crer que Medeiros Braga utilizou de mentalidades passadas na construção de suas poesias e as cristaliza em folhetos de cordel utilizando uma linguagem peculiar e crítica para criar espaços, tempos e reflexões que os tornam um rico material da cultura popular, assim como de envolvimento didático pedagógico que contribuem significativamente na sua aplicabilidade em salas de aula, enaltecendo assim suas produções como importantes instrumentos educacionais que propiciam melhorias necessárias no processo de ensino e aprendizagem aos estudantes das mais diversas classes sociais. |
Abstract: | The main goals of this work are to address the residual aspects present in Medeiros Braga's cordelistics and to emphasize its important role in basic education classrooms. Medeiros Braga's strings present various themes and resources that facilitate students' learning about universal themes necessary for everyone's social formation. From the analysis of his cordéis and in the light of Roberto Pontes' theory of residuality , we identify Christian, historical and medieval aspects that make us believe that Medeiros Braga used past mentalities in the construction of his poetry and crystallizes them in cordel leaflets using a language peculiar and critical to create spaces, times and reflections that make them a rich material of popular culture, as well as of didactic pedagogical involvement that contribute significantly to their applicability in classrooms, thus praising their productions as important educational instruments that provide necessary improvements in the teaching and learning process for students from the most diverse social classes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73002 |
Aparece en las colecciones: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_jpmmarinho.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.