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dc.contributor.advisorRech, Hildemar Luiz-
dc.contributor.authorSilva, Hanna Maria Ramos-
dc.date.accessioned2023-06-22T13:48:40Z-
dc.date.available2023-06-22T13:48:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Hanna Maria Ramos. Estado de exceção e dispositivos: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação. Orientador: Hildemar Luiz Rech. 2023. 114 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73001-
dc.description.abstractThis work aims to analyze certain concepts presente in some Works by Italian author Giorgio Agamben. Our analysis delas, above all, with the political and social fields. The concepts worked by both are very current and, therefore, opportune for our reflection, since they are necessary for the study of the political world. Thus, it is necessary to understand Agamben’s thought, which requires the articulation of concepts such as state of exception and bare life, that is, the state of abandonment in which individuals are deprived of political power in contemporary times; homo sacer(na excluded, disfigured or social outcast); biopolitics (which can take the formo f government devices, or the power of low), among others. It is also tolerant to bring the various surveillance practices used in various areas, such as social, cultural and, mainly, economic, in contemporary times, as such practices, in addition to using different technologies, discourses, institutions, policies, etc., they also result in power relations, or rather, in a surveillance policy, in which there is the production and proliferation of subjectivation processe. Therefore, state of exception, sovereignty, homo sacer, field and devices will be worked through the eyes of Agamben, with a view to potentiality, given the various means of capturing the contemporary subject.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstado de Exceçãopt_BR
dc.subjectHomo Sacerpt_BR
dc.subjectDispositivospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectState of exceptionpt_BR
dc.subjectDispositifpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEstado de exceção e dispositivos: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho visa analisar certos conceitos presentes em algumas obras do autor italiano Giorgio Agamben. Nossa análise trata, sobretudo, dos campos político e social. Os conceitos trabalhados por ele são bastante atuais e, por essa razão, oportunos para a nossa reflexão, uma vez que são necessários para o estudo do mundo político. Assim, faz-se necessário compreendermos o pensamento de Agamben, o qual exige a articulação de conceitos como estado de exceção e vida nua, ou seja, o estado de abandono em que se encontram indivíduos desprovidos de potência política na contemporaneidade; homo sacer (indivíduo excluído, desfigurado ou pária social); biopolítica (que pode assumir a forma de dispositivos de governo, ou de poder do direito), dentre outros. É também imprescindível trazer as várias práticas de vigilância utilizadas em vários âmbitos, como o social, o cultural e, principalmente, o econômico, na contemporaneidade, pois tais práticas, além de utilizar-se de diversas tecnologias, discursos, instituições, políticas etc., também resultam em relações de poder, ou melhor, numa política de vigilância, em que há a produção e proliferação de processos de subjetivações. Portanto, estado de exceção, soberania, homo sacer, campo e dispositivos serão trabalhados por meio do olhar de Agamben, com vistas a uma potencialidade, diante dos inúmeros meios de capturas do sujeito contemporâneo.pt_BR
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