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Tipo: Dissertação
Título: Autoria indígena, materiais didáticos e o ensino de história: caminhos para a descolonização do conhecimento
Título em inglês: Indigenous authorship, teaching materials and the teaching of history: paths for the decolonization of knowledge
Autor(es): Lima, Natali Mendes de
Orientador: Jeses, Leandro Santos Bulhões de
Palavras-chave: Ensino de História;Autoria indígena;Materiais didáticos;Descolonização do conhecimento
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Natali Mendes. Autoria indígena, materiais didáticos e o ensino de história: caminhos para a descolonização do conhecimento. Orientador: Leandro Santos Bulhões de Jesus. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho trata sobre a temática indígena no ensino de História e os materiais didáticos a partir da Lei nº 11.645/2008 e o Parecer CNE/CNB nº 14/2015, considerando os avanços, mas também as dificuldades que ainda precisam ser superadas para sua implementação, buscando promover a descolonização do conhecimento. Para isso, refletimos sobre o contexto histórico de elaboração e publicação da referida lei, destacando a participação dos movimentos negro e indígena nesse processo. Abordamos os papéis que o livro didático exerce no ensino de História e culturas indígenas no Brasil, pensando como esses materiais estão em diálogo com as normativas educacionais vigentes, principalmente com a Lei nº 11.645/2008. Concluindo que ainda não existe uma adaptação adequada desses materiais, abordamos sobre outras possibilidades de abordagem para tratarmos da temática indígena em sala de aula, utilizando o trabalho com fontes a partir de uma perspectiva anticolonial, que reconheça e valorize os protagonismos indígenas. Por fim, como parte propositiva, elaboramos um material didático, no formato de aulas-oficina, utilizando como base fontes de autoria indígena de povos originários, que habitam o território cearense. A proposta para esse material é que ele seja utilizado em aulas de História no Ensino Fundamental, anos finais
Abstract: The present work deals with Law Nº 11.645/2008 and CNE/CNB Opinion No. 14/2015‘s indigenous theme in History‘s class teaching and his didactic materials, considering the advances, but also the difficulties that still need to be overcome for their implementation, seeking to promote the decolonization of knowledge. For this purpose, we reflect on the historical context of drafting and publishing this law, highlighting the participation of black and indigenous movements in this process. We discuss the roles that the textbook plays in the teaching of history and indigenous cultures in Brazil, thinking about how these materials are in dialogue with the current educational regulations, especially with law Nº 11.635/2008. After all that there is still no adequate adaptation of these materials, we discuss other possibilities of approach to deal with the indigenous theme in the classroom, using an anticolonial perspective for this work, which recognizes and values indigenous protagonisms. To conclude, as a propositional part of this work, we elaborated a didactic material, in the format of workshop-classrooms, using as a basis sources of indigenous authorship of native peoples who inhabit the territory of Ceará. The proposal for this material is that it be used in history classes in elementary school, final years.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72998
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