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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72989
Tipo: | Dissertação |
Título : | Desenvolvimento e avaliação de uma lista de verificação para o ensino da assistência de enfermagem ao trabalho de parto, parto e nascimento |
Autor : | Nascimento, Izabela Cristina Fernandes do |
Tutor: | Damasceno, Ana Kelve de Castro |
Palabras clave : | Tecnologia Educacional;Enfermagem Obstétrica;Trabalho de Parto;Lista de Verificação |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | NASCIMENTO, Izabela Cristina Fernandes do. Desenvolvimento e avaliação de uma lista de verificação para o ensino da assistência de enfermagem ao trabalho de parto, parto e nascimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72989. Acesso em: 22 jun. 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivou-se desenvolver e avaliar uma lista de verificação para o ensino da assistência de enfermagem ao trabalho de parto, parto e nascimento. Estudo metodológico baseado no método Checklists Development Checklist (CDC) composto por 12 etapas propostas por Stufflebeam (2000) foi realizado em quatro tópicos: Tópico 1- Lista de verificação inicial, Tópico 2- Processo de revisão, Tópico 3- Avaliação da lista por especialistas em obstetrícia e público-alvo e Tópico 4- Finalização da lista, sendo que o tópico um abrange as etapas 1 a 5, o tópico 2 as etapas 6 a 8, o tópico 3 engloba a etapa 9 e o tópico 4 se refere às etapas 10 a 12 do método CDC. A análise dos dados ocorreu por mensuração da proporção de concordância dos especialistas e do público-alvo considerando Índice de Concordância (IC) maior a 80%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, parecer Nº 5.642.130. Na etapa 1, foram definidos os objetivos da lista de verificação e realizado o estudo da literatura relevante sobre o conteúdo relacionado à temática de assistência ao trabalho de parto, parto e nascimento. Na etapa 2, foram listados os principais aspectos e suas respectivas ações (pontos de verificação) relacionados ao ensino da prática de assistência de enfermagem ao trabalho de parto, parto e nascimento. Na etapa 3, os aspectos listados na etapa anterior foram colocados em categorias e, em seguida, suas respectivas ações (pontos de verificação) foram colocadas em sequência seguindo a ordem lógica para a execução de uma assistência qualificada ao parto. Na etapa 4, foram justificadas as categorias presentes na lista de verificação quanto a sua relevância na condução do parto vaginal de risco habitual. Na etapa 5, foi analisado se a realização das ações deveria ser feita na ordem estabelecida na lista de verificação. Na etapa 6, foi criada uma versão de revisão da lista de verificação para posterior revisão crítica por um grupo de especialistas. Na etapa 7, as sugestões dos especialistas foram analisadas com adequação do conteúdo da lista de verificação, se necessário. Na etapa 8, após a adequação do conteúdo de acordo com as sugestões dos especialistas, a lista de verificação foi formatada com base nas categorias estabelecidas. Na etapa 9, foi realizada a avaliação do conteúdo e da aparência. A avaliação do conteúdo foi realizada por 32 especialistas, 29 (90,63%) do sexo feminino com idade entre 28 e 64 anos (44,40±10,79), 23 (71,87%) mestres, 19 (59,37%) doutores, 22 (68,75%) do Nordeste e 24 (75,00%) atuando na assistência e docência. O IC foi de 97,46%. Os especialistas sugeriram alterações, tais como: incluir escuta ativa, mencionar as técnicas hands on e hands off, inserir a descrição da manobra de Jacob-Dublin, incluir a inspeção da região parauretral e toque retal. A avaliação da aparência foi realizada pelo público-alvo composto por 30 alunos da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) que já passaram pelo processo de aprendizado da assistência de enfermagem ao trabalho de parto, parto e nascimento. 24 (80,00%) eram do sexo feminino com idade entre 21 a 29 anos (24,10±2,3). O IC foi de 99, 17%. A sugestão do público-alvo foi adicionar como é realizada a manobra de Jacob-Dublin. Ao final desta etapa, foi realizado um teste-piloto com um grupo composto por uma professora que atua no ensino da Enfermagem Obstétrica e 18 alunos que estão no processo de aprendizado da assistência de enfermagem ao trabalho de parto, parto e nascimento em uma universidade pública do município de Aracaju no Estado do Sergipe. A lista foi disponibilizada durante as práticas em laboratório e em cenário real (sala de parto), apresentando um IC de 98,96% após prática em laboratório, onde os alunos afirmaram que a lista promoveu motivação e facilitou ensino e aprendizagem estimulando a associação entre teoria e prática e um IC de100,00% após prática em cenário real, onde os discentes referiram que a lista consolidou o conhecimento, ajudou a estabelecer conexões entre teoria e prática e na preparação e na realização de procedimentos. Destaca-se que a utilização do método CDC, possibilitou o desenvolvimento de uma lista de verificação inovadora para o ensino-aprendizado da assistência de enfermagem ao trabalho de parto, parto e nascimento, podendo gerar impactos importantes na qualidade do ensino dos alunos e na assistência prestada quando utilizada como ferramenta educacional. Diante dos percentuais do índice de concordância entre os especialistas >97%, conclui-se que a lista de verificação para o ensino da assistência de enfermagem ao trabalho de parto, parto e nascimento é instrumento confiável e válido para o uso na graduação em Enfermagem. |
Abstract: | The objective was to develop and evaluate a checklist for teaching nursing care during labor, delivery and birth. A methodological study based on the Checklist Development Checklist (CDC) method, consisting of 12 steps proposed by Stufflebeam (2000), was carried out in four topics: Topic 1- Initial checklist, Topic 2- Review process, Topic 3- Evaluation of the list by specialists in obstetrics and target audience and Topic 4- Completion of the list, with topic 1 covering steps 1 to 5, topic 2 steps 6 to 8, topic 3 encompassing step 9 and topic 4 referring to steps 10 to 12 of the CDC method. Data analysis took place by measuring the proportion of agreement between the specialists and the target audience, considering a Concordance Index (CI) greater than 80%. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará, opinion No. 5,642,130. In step 1, the objectives of the checklist were defined and the study of the relevant literature on the content related to the theme of assistance in labor, delivery and birth was carried out. In step 2, the main aspects and their respective actions (checkpoints) related to teaching the practice of nursing care during labor, delivery and birth were listed. In step 3, the aspects listed in the previous step were placed in categories and then their respective actions (checkpoints) were placed in sequence following the logical order for the execution of a qualified assistance to childbirth. In step 4, the categories present in the checklist were justified regarding their relevance in carrying out normal risk vaginal delivery. In step 5, it was analyzed whether the actions should be carried out in the order established in the checklist. In step 6, a review version of the checklist was created for further critical review by an expert group. In step 7, the experts' suggestions were analyzed with adequacy of the checklist content, if necessary. In step 8, after adapting the content according to the experts' suggestions, the checklist was formatted based on the established categories. In step 9, the content and appearance were evaluated. The content evaluation was carried out by 32 specialists, 29 (90,63%) female aged between 28 and 64 years (44,40±10.79), 23 (71,87%) masters, 19 (59,37 %) doctors, 22 (68,75%) from the Northeast and 24 (75,00%) working in care and teaching. The CI was 97,46%. Experts suggested changes, such as: including active listening, mentioning hands on and hands off techniques, inserting the description of the Jacob Dublin maneuver, including inspection of the paraurethral region and digital rectal examination. The appearance assessment was carried out by the target audience consisting of 30 undergraduate nursing students from the Federal University of Ceará (UFC) who had already gone through the learning process of nursing care during labor, delivery and birth. 24 (80,00%) were female aged between 21 and 29 years (24,10±2.3). The CI was 99,17%. The target audience suggested adding how the Jacob-Dublin maneuver is performed. At the end of this stage, a pilot test was carried out with a group composed of a professor who teaches Obstetric Nursing and 18 students who are in the process of learning about nursing care during labor, delivery and birth at a public university from the municipality of Aracaju in the State of Sergipe. The list was made available during laboratory practices and in a real setting (delivery room), with a CI of 98,96% after laboratory practice, where students stated that the list promoted motivation and facilitated teaching and learning, stimulating the association between theory and practice and a CI of 100,00% after practice in a real scenario, where students reported that the list consolidated knowledge, helped to establish connections between theory and practice and in the preparation and performance of procedures. It is noteworthy that the use of the CDC method enabled the development of an innovative checklist for the teaching-learning of nursing care during labor, delivery and birth, which can generate important impacts on the quality of student teaching and care. provided when used as an educational tool. In view of the percentages of agreement index between specialists >97%, it is concluded that the checklist for teaching nursing care during labor, delivery and birth is a reliable and valid instrument for use in undergraduate Nursing. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72989 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
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