Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72941
Tipo: Tese
Título: Internacionalização da pós-graduação brasileira: proposição de um framework investigativo aplicado à área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo
Autor(es): Silva, Antonia
Orientador: Santos, Sandra Maria dos
Coorientador: Cabral, Augusto César de Aquino
Palavras-chave: Internacionalização;Programas de pós-graduação;Indicadores de avaliação da Capes;Proposta de framework
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Antonia. Internacionalização da pós-graduação brasileira: proposição de um framework investigativo aplicado à área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. 2023. 190 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Nesta tese, o conceito de internacionalização refere-se à forma e ao conteúdo da formação oferecida pelos programas de pós-graduação, indicada por pesquisa colaborativa multilateral (com IES do exterior), divulgação da produção intelectual (periódicos internacionais), mobilidade de docentes e discentes em colaboração e atuação institucional, além de condições institucionais específicas de apoio para a internacionalização (CAPES, 2019a). O objetivo geral desta tese é propor e aplicar um framework junto aos programas de pós-graduação da área de Administração Pública e Empresas, Ciências Contábeis e Turismo para investigar o processo de internacionalização. A construção do framework foi uma adaptação do modelo de internacionalização de Uppsala (JOHANSON; VAHLNE, 2009), composto por quatro variáveis (oportunidade de conhecimento, decisões de compromissos de relacionamentos, aquisição da aprendizagem pela confiança e posição na rede), mediante a aplicação dos indicadores de internacionalização da Capes aplicados nas quadrienal 2017 (2013-2016) e quadrienal 2021 (2017-2020). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, fazendo uso da abordagem qualitativa, com a aplicação de métodos quantitativos mediante uso do software SPSS 25v.trial. A população censitária é constituída por quarenta e três cursos de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), na quadrienal de 2017, com nota de 5 a 7. Os dados foram coletados na Plataforma Sucupira da Capes. Quanto à análise dos dados foi aplicada análise documental, estatísticas descritivas, cálculos de correlações e análise fatorial com a finalidade de ajustar um modelo às variáveis estudadas. Como resultado, foi elaborado um framework que contemplou duas dimensões (estado e fluxo) e quatro variáveis (conhecimento dos indicadores de internacionalização, indicadores de relacionamentos, internacionalidade proporcionada pela rede de relacionamentos, rede de internacionalização nos programas). Este framework foi aplicado na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo para investigar o processo de internacionalização nos programas. Como resultados, a área pesquisada apresentou iniciativas de internacionalização percebida por seus fatores impulsionadores (o aprimoramento profissional e as parcerias) e viabilizadores (mobilidade internacional, disciplinas ofertadas em inglês, publicações com coautorias do exterior e publicações em livros de alto impacto internacional). No que se refere à rede de internacionalização nos programas, estas puderam ser compreendidos a partir de oito variáveis de internacionalização: participação de docentes do programa no exterior; participação de discentes do Programa no exterior; participação em rede internacional de pesquisa; acordos e convênios de cooperação internacional; participação de docente do exterior no programa; publicação de circulação internacional; atuação discente no exterior; e planejamento estratégico do programa direcionado à internacionalização. Em síntese, com esta tese, propõe-se um framework investigativo que tem o potencial de ser replicado em outras áreas da pós-graduação, de modo a evidenciar parâmetros e indicadores que sinalizarão o caminho a ser percorrido para que o programa possa atingir um patamar de excelência no tocante à internacionalização.
Abstract: This thesis focuses on the concept of internationalization, which refers to the form and content of the education offered by postgraduate programs. This is indicated by multilateral collaborative research (with foreign higher education institutions), dissemination of intellectual production (in international journals), mobility of faculty and students in collaboration, institutional action, and specific institutional support for internationalization (CAPES, 2019a). The overall objective of this thesis is to propose and apply a framework to investigate the internationalization process in postgraduate programs in Public Administration and Business, Accounting, and Tourism. The framework is an adaptation of the Uppsala internationalization model (JOHANSON; VAHLNE, 2009), which consists of four variables (knowledge opportunity, commitment decisions, learning acquisition through trust, and network position), using the internationalization indicators of CAPES applied in the 2017 (2013-2016) and 2021 (2017-2020) quadrennials. The methodology used is a descriptive qualitative approach, with the application of quantitative methods using the SPSS 25v.trial software. The population is comprised of forty-three postgraduate courses evaluated by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in the 2017 quadrennial, with a score of 5 to 7. The data was collected from the Sucupira Platform of CAPES. The data analysis included document analysis, descriptive statistics, correlation calculations, and factor analysis to adjust a model to the variables studied. As a result, a framework was developed that included two dimensions (state and flow) and four variables (knowledge of internationalization indicators, relationship indicators, internationality provided by the relationship network, and internationalization network in programs). This framework was applied to the area of Public Administration and Business, Accounting, and Tourism to investigate the internationalization process in the programs. The results showed that the researched area had internationalization initiatives driven by professional improvement and partnerships, and facilitated by international mobility, courses offered in English, publications with co-authorship from abroad, and publications in high-impact international books.Regarding the internationalization network in programs, it was possible to understand it from eight internationalization variables: faculty participation in foreign institutions, student participation in foreign institutions, participation in international research networks, international cooperation agreements and treaties, foreign faculty participation in the program, international circulation publication, student performance abroad, and strategic planning for program internationalization. In summary, this thesis proposes an investigative framework that has the potential to be replicated in other postgraduate areas, in order to highlight parameters and indicators that will signal the way forward for the program to achieve excellence in internationalization
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72941
Aparece nas coleções:PPAC - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_asilva.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.