Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72887
Type: | TCC |
Title: | Bora brincar de desenhar?: do resgate da expressão gráfica infantil ao projeto de um livro experimental sobre desenho |
Authors: | Leal, Yana Maria de Souza |
Advisor: | Brasil, Aléxia Carvalho |
Keywords: | Desenho;Desenho Infantil;Design experimental;Design editorial |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | LEAL, Y. M. S. Bora brincar de desenhar?: do resgate da expressão gráfica infantil ao projeto de um livro experimental sobre desenho. 2022. 74 f. Monografia (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa possui um caráter experimental e propõe uma imersão no processo pessoal de desenho da autora, para o desenvolvimento de um projeto editorial que gere reflexões sobre o desenhar. Parte do estudo do desenho da criança e das etapas do desenvolvimento gráfico infantil, e sugere o resgate de um desenhar livre e espontâneo. Constitui-se por meio do diálogo entre autores da arte, educação, psicologia e design, e caracteriza-se como um estudo exploratório, de natureza qualitativa e procedimento bibliográfico e documental. Utiliza uma adaptação da metodologia projetual de Bruno Munari, mas segue um percurso próprio para a concepção do livro experimental “Bora brincar de desenhar?”, produto final desse processo auto investigativo proposto, que convida o leitor à interação por meio da inserção de seus próprios desenhos. O resultado revela o potencial da experimentação para a descoberta de novas possibilidades de criação, e incita o desejo da autora de dar continuidade à pesquisa. |
Abstract: | The research has an experimental character and proposes an immersion in the author's drawing process for developing an editorial project that generates reflections on drawing. It starts from the study of children's illustration and the stages of children's graphic development and suggests the rescue of free and spontaneous drawing. It is constituted of interchange between authors of art, education, psychology, and design, and is characterized as an exploratory study, of a qualitative nature and bibliographical and documental procedure. It uses an adaptation of Bruno Munari's design methodology but follows its path for the conception of the experimental book “Let's play with drawing?”, the final product of this proposed self-investigative process, which invites the reader to interact with it by inserting their drawings. The result reveals the potential of experimentation for discovering new creative possibilities and incites the author's desire to continue their research. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72887 |
Appears in Collections: | DESIGN - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_ymsleal.pdf | 23,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.