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Type: TCC
Title: Uma introdução ao estudo de avaliação de empresa: uma análise do modelo EVA - Economic Value Added (Valor Econômico Agregado)
Authors: Araújo, Emanuel Alves de
Advisor: Cardoso, Sérgio César de Paula
Keywords: Empresas - Avaliação;Valor (Economia)
Issue Date: 2003
Citation: ARAÚJO, Emanuel Alves de. Uma introdução ao estudo de avaliação de empresa: uma análise do modelo EVA - Economic Value Added (Valor Econômico Agregado). 2003. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Abstract in Brazilian Portuguese: o presente trabalho busca dar urna visão de corno se avaliam empresas na conjuntura econômica atual, apresentando técnicas que objetivam a determinação do seu valor seja de compra, venda ou para fins de fusões, privatização entre outros objetivos. o valor da empresa é função de vários fatores internos e externos à própria empresa tais corno: aspectos macroeconômicos, financeiros, mercado lógicos, entre outros. Tal valor pode ser alcançado a partir de duas abordagens: i) Valor patrimonial e ii) Valor econômico, cada um apresentando diferentes possibilidades de formulação. As empresas, independentemente do número de funcionários, faturamento, setor de atividade ou de sua finalidade, sofrem os impactos das mudanças que ocorrem na economia. Isto torna necessário que estas se ajustem ao novo ambiente para que garantam a sua sobrevivência. Assim, vários modelos vão sendo desenvolvidos à medida que surgem essas novas necessidades no mercado. Dentro da primeira abordagem, o modelo de '<Avaliação Patrimonial Contábil" considera como valor da empresa a sorna algébrica dos elementos patrimoniais constantes das demonstrações contábeis. Ainda dentro da primeira abordagem, o modelo de "Avaliação Patrirnonial de Mercado" permite a valorização e atualização dos bens, direitos e obrigações da empresa, os quais, se somados, resultam num valor de mercado do patrimônio liquido da empresa avaliada. Tudo isto do ponto de vista do mercado. Dentro da segunda abordagem, há o modelo de avaliação de empresas EV A -Economic Value Added (Valor Econômico Agregado), o qual será mais explorado, que busca o aumento do lucro operacional sem utilizar mais capital, sendo isto realizado de diversas formas corno, por exemplo, a implementação de estratégias para o crescimento do volume de vendas e/ou corte de gastos. Com isso, também está a idéia de ser mais eficiente na utilização de capital, sendo considerada a maneira preferida por muitas empresas. Neste caso, as possibilidades são várias, as quais irão depender da área de atuação da empresa. este sentido, as estratégias mais observadas são a redução de estoques, redução dos investimentos em ativos fixos operacionais através da terceirização como, por exemplo, de um depósito ou de urna frota de caminhões, em resumo, ajudando a empresa a direcionar todos os seus esforços para a criação de riqueza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72788
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