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Type: Tese
Title: Desenvolvimento de uma técnica inovadora de pigmentação de peças anatômicas plastinadas e de uma ferramenta de ensino de anatomia
Authors: Silveira, Helson Freitas
Advisor: Vale, Mariana Lima
Co-advisor: Gondim, Delane Viana
Keywords: Anatomia;Plastinação;Pigmentação;Banco de Dados;Educação
Issue Date: 17-May-2023
Citation: SILVEIRA, Helson Freitas. Desenvolvimento de uma técnica inovadora de pigmentação de peças anatômicas plastinadas e de uma ferramenta de ensino de anatomia. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72730. Acesso em: 12 jun. 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A anatomia é uma parte essencial da educação científica e tem sido um dos pilares do currículo de estudantes e profissionais da área da saúde em todo o mundo. O uso do cadáver continua sendo a principal ferramenta de ensino prático da anatomia. Contudo, manter peças anatômicas tem sido um desafio ao longo de toda a história da anatomia. A aquisição e conservação de corpos para o ensino tem dificultado a manutenção da anatomia do cadáver como método de ensino e pesquisa em morfologia. A plastinação surgiu como uma técnica de conservação inovadora que oferece soluções para diversas problemáticas do ensino anatômico. Os espécimes plastinados mostram-se mais estáveis, com superior qualidade visual, duráveis, de fácil manuseio e baixa toxicidade. No entanto, durante as etapas da técnica, há o inconveniente da perda dos pigmentos naturais. Para contornar esse problema, existem técnicas de reposição de cores, mas elas requerem habilidades manuais e artísticas e/ou têm baixa durabilidade, o que pode elevar o custo da técnica. Nesse sentido, no presente trabalho, foi desenvolvida e patenteada uma metodologia inovadora de pigmentação de espécimes plastinados, resistente e compatível com os processos químicos e físicos da plastinação, por meio de perfusão vascular. O método proposto apresenta boa penetração tecidual, uniformidade na distribuição dos pigmentos, facilidade de aplicação, estabilidade e resistência ao processo de plastinação, mantendo a flexibilidade dos espécimes. Adicionalmente, buscou-se explorar o potencial uso de peças plastinadas pigmentadas na geração de imagens de alta resolução e a possibilidade de uso como ferramenta de ensino em aulas práticas. Associando-se os espécimes e as imagens geradas a uma ferramenta digital intitulada AnatomyID, essa ferramenta possibilita armazenar imagens e informações catalográficas do acervo do laboratório de anatomia da UFC, facilitando a localização e rastreamento, e fornecer aos estudantes e professores acesso ao conteúdo do acervo durante as atividades didáticas como material de apoio ao ensino prático. Esses assuntos foram abordados, no presente trabalho, em formato de três manuscritos: (1) “A new method of pigmentation for plastinated anatomical specimens”, submetido e formatado segundo as normas da revista “Anatomical Science Education"; (2) Publicação de patente BR 102020001102-2 A2 “Método de pigmentação de tecidos orgânicos por perfusão para preservação por plastinação de baixo custo” depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e (3) “AnatomyID: an anatomy learning tool through remote access to an anatomical collection”, formatado segundo as normas da revista “Anatomical Science Education".
Abstract: Anatomy is an essential part of science education and has been a mainstay in the curriculum of students and healthcare professionals around the world. The use of cadavers continues to be the main tool for teaching anatomy in practice. However, maintaining anatomical specimens has been a challenge throughout the history of anatomy. The acquisition and conservation of bodies for teaching has made it difficult to maintain cadaver anatomy as a morphology teaching and research method. Plastination emerged as an innovative conservation technique that offers solutions to various anatomical teaching problems. The plastinated specimens are more stable, with superior visual quality, durable, easy to handle and of low toxicity. However, during the technical stages, there is the inconvenience of loss of natural pigments. To solve this problem, there are color replacement techniques, but most of them require manual and artistic skills and/or have low durability and, in addition, can increase the cost of the technique. In this sense, in the present work, an innovative methodology for the pigmentation of plastinated specimens, resistant and compatible with the chemical and physical processes of plastination, through vascular perfusion, was developed and patented. The proposed method presents good tissue penetration, uniformity of pigment distribution, easy application, stability and resistance in plastination process, maintaining the flexibility of the specimens. Additionally, we sought to explore the potential use of pigmented plastinated specimens to produce high-resolution images and the possibility of using them as a teaching tool in practical classes by associating the specimens’ information and the obtained images with a digital tool called AnatomyID. The AnatomyID tool allows, at the same time, to store images and catalog information from the UFC anatomy laboratory collection, facilitating the location, tracking and providing students and teachers with access to the content of the specimen collection during didactic activities as support material for practical teaching. These themes were exposed, in the present work, in the format of 3 articles: (1) “A new method of pigmentation for plastinated anatomical specimens”, submitted and formatted according to the rules of the journal “Anatomical Science Education”; (2) Patent publication BR 102020001102-2 A2 “Method of pigmentation of organic tissues by perfusion for preservation by low cost plastination” deposited at the National Institute of Industrial Property (INPI) and (3) “AnatomyID: an anatomy learning tool through remote access to an anatomical collection ”, formatted according to the guidelines of the journal “Anatomical Science Education”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72730
Appears in Collections:DMO - Teses defendidas na UFC

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