Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Amélia Rodrigues de-
dc.contributor.authorBarbosa, Liesly Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-06T18:52:41Z-
dc.date.available2023-06-06T18:52:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBARBOSA, Liesly Oliveira. Que estátua é essa? Os monumentos estatuários e bustos como fontes para a problematização dos objetos de conhecimento nas aulas de história no ensino médio. Orientadora: Ana Amélia Rodrigues de Oliveira. 2023. 255 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72692-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how statuary monuments and busts erected in publicspaces in the city can contribute to the historical learning of students in basic education by being used as sources for the problematization of contents in History classes. Working with public sculptures in history teaching stems from the need to reflect on the role of statuary monuments as vestiges, evidence of the past, which allow students to understand the construction of official narratives in the public spaces of the city, in addition to providing reflections on memory, identity and historical empathy in these spaces. In this sense, the analysis of the acts of erasure, carried out in the monuments, help the students to understand them as forms of expression of society in relation to the memory celebrated in them. It is important to point out that the reference documents of Brazilian education, such as the National Curricular Parameters, emphasize the need to work with varied historical sources and among them we highlight the statuary monuments. Therefore, we propose a new educational relationship with the official statuary heritage, through a didactic proposal of methodology of historical investigation of statuary monuments and busts erected in the public spaces of the city as sources for the problematization of objects of knowledge in history classes in High School, allowing students to know, interpret and appropriate or reframe the memories celebrated from such monuments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMonumentos estatuáriospt_BR
dc.titleQue estátua é essa? Os monumentos estatuários e bustos como fontes para a problematização dos objetos de conhecimento nas aulas de história no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo analisar como os monumentos estatuários e bustos erigidos nos espaços públicos da cidade podem contribuir para a aprendizagem histórica dos alunos na Educação Básica ao serem utilizados como fontes para a problematização dos conteúdos nas aulas de História. O trabalho com as esculturas públicas no ensino de História parte da necessidade de refletir sobre o papel dos monumentos estatuários como vestígios, evidências do passado, que permitem aos alunos compreenderem a construção de narrativas oficiais nos espaços públicos da cidade, além de propiciar reflexões sobre memória, identidade e empatia histórica nesses espaços. Nesse sentido, a análise dos atos de rasura, realizados nos monumentos, ajudam os alunos a entendê-los como formas de expressão da sociedade em relação à memória celebrada nos mesmos. Importa destacar que os documentos referenciadores da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, ressaltam a necessidade do trabalho com fontes históricas variadas e entre elas destacamos os monumentos estatuários. Portanto, propomos uma nova relação educativa com o patrimônio estatuário oficial, por meio de uma proposição didática de metodologia de investigação histórica dos monumentos estatuários e bustos erigidos nos espaços públicos da cidade como fontes para a problematização dos objetos de conhecimento nas aulas de História no Ensino Médio, possibiltando aos alunos conhecer, interpretar e apropriar-se ou ressignificar as memórias celebradas a partir de tais monumentos.pt_BR
dc.title.enWhat statue is this? Statuary monuments and busts as sources for the problemization of objects of knowledge in history classes at high schoolpt_BR
Aparece nas coleções:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_lobarbosa.pdf11,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.