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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72653
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da evolução do ensino fundamental na desigualdade social de Fortaleza |
Autor(es): | Gonçalves, Lucas Firmino |
Orientador: | Kappes, Sylvio Antonio |
Palavras-chave: | Educação;Ensino Fundamental;Fortaleza;Desigualdade social;Desenvolvimento Econômico |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | GONÇALVES, Lucas Firmino. Análise da evolução do ensino fundamental na desigualdade social de Fortaleza. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar a evolução do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais na desigualdade social de Fortaleza. Como base para o trabalho, se utiliza a Teoria do Capital Humano, a qual afirma que a qualificação em educação é fundamental para o desenvolvimento e crescimento de uma região. O trabalho utiliza uma análise quantitativa dos dados disponibilizados pelo Inep e pela Prefeitura de Fortaleza. Com os resultados obtidos, é visto que apesar de existirem escolas localizadas em bairros com um nível de IDH-B inferior, ainda assim elas possuíam uma nota alta no Ideb-2019. Porém, o contrário não foi reciproco, à medida que bairros com IDH-B mais alto são selecionados, as notas de suas escolas tendiam a ser melhores na média se comparadas com as escolas dos bairros menos desenvolvidos. |
Abstract: | This research analyzes the evolution of Elementary Education in Public Schools in the social inequality of Fortaleza. As a basis for the work, the Theory of Human Capital is used, which states that qualification in education is fundamental for the development and growth of a region. The work uses a detailed analysis of the data provided by Inep and the City Hall of Fortaleza. With the results obtained, it is seen that there are schools located in neighborhoods with a lower HDI-B level, yet they had a high score in Ideb-2019. However, the reverse is not reciprocal, but neighborhoods with I, least of their schools, tend to be higher as neighborhood schools as fewer of their schools tend to be better as neighborhood schools as being the least developed as schools. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72653 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
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