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Type: Dissertação
Title: A atuação bibliotecária e o uso das mídias sociais: uma análise das habilidades, desafios e perspectivas
Authors: Fernandes, Júlio César Pinto
Advisor: Farias, Gabriela Belmont de
Keywords: Mídias sociais;Bibliotecas universitárias;Bibliotecário;Social media;Academic libraries;Librarian
Issue Date: 2023
Citation: FERNANDES, Júlio César Pinto. A atuação bibliotecária e o uso das mídias sociais: uma análise das habilidades, desafios e perspectivas. Orientadora: Gabriela Belmont de Farias. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Apresenta um estudo cujo objetivo geral é analisar a atuação bibliotecária em relação ao uso das mídias sociais nas bibliotecas universitárias brasileiras, a partir da análise de habilidades infocomunicacionais, dos desafios e perspectivas que as envolvem. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se Investigar com que frequência os bibliotecários fazem uso das mídias sociais nas bibliotecas; Analisar quais as habilidades os bibliotecários julgam como necessárias para o uso das mídias sociais; Compreender os principais desafios que os bibliotecários vislumbram ao usar as mídias sociais como ferramenta de comunicação e divulgação de produtos e serviços informacionais e Identificar novas perspectivas da atuação dos bibliotecários com o uso das mídias sociais. A pesquisa é de caráter exploratório, quali-quantitativa. Os participantes do estudo são bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias brasileiras, públicas e privadas, das cinco regiões do Brasil. Participaram ao todo 75 bibliotecários. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado e elaborado no Google Forms enviado para os bibliotecários via e-mail do canal de comunicação da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. Os resultados evidenciaram no que tange ao uso das mídias por parte dos bibliotecários, a maioria se utiliza de tais ferramentas em suas práticas, embora poucas possuam políticas e diretrizes para tal uso, o que acarreta em problemas relativos ao monitoramento de publicações em plataformas e de interação com os usuários. Evidenciou-se também que os bibliotecários possuem uma consciência de quais habilidades infocomunicacionais são necessárias para uma atuação crítica e eficiente nas mídias sociais, porém encontram desafios que envolvem a capacitação para a aquisição de tais habilidades, onde se lança uma reflexão para a formação inicial dos bibliotecários. Conclui-se apontando para um futuro, onde os bibliotecários reconhecem a consolidação do uso das mídias sociais em suas práticas, que foi potencializado no contexto de pandemia dos SARS-Cov2, buscando, portanto, uma ressignificação de suas práticas e reflexões acerca de um novo perfil a ser formado já nos cursos de graduação para a formação de profissionais com competências infocomunicacionais.
Abstract: It presents a study whose general objective is to analyze the librarian's role in relation to the use of social media in Brazilian university libraries, based on the analysis of infocommunication skills, the challenges and perspectives that involve them. Regarding the specific objectives, we sought to investigate how often librarians use social media in libraries; Analyze which skills librarians deem necessary for the use of social media; Understand the main challenges that librarians envision when using social media as a communication and dissemination tool for informational products and services and Identify new perspectives for librarians' work with the use of social media. The research is exploratory, qualitative and quantitative. Study participants are librarians who work in Brazilian university libraries, public and private, from the five regions of Brazil. A total of 75 librarians participated. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire prepared in Google Forms sent to librarians via email from the communication channel of the Brazilian Commission of University Libraries of the Brazilian Federation of Associations of Librarians, Information Scientists and Institutions. The results showed, regarding the use of media by librarians, most use such tools in their practices, although few have policies and guidelines for such use, which leads to problems related to the monitoring of publications on platforms and interaction with users. It was also evident that librarians are aware of which infocommunication skills are necessary for a critical and efficient performance in social media, but they face challenges that involve training for the acquisition of such skills, where a reflection is launched for the initial training of librarians. It concludes by pointing to a future, where librarians recognize the consolidation of the use of social media in their practices, which was enhanced in the context of the SARS-Cov2 pandemic, seeking, therefore, a re-signification of their practices and reflections on a new profile to be trained in undergraduate courses to train professionals with infocommunication skills.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72599
Appears in Collections:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

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