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Type: TCC
Title: Leite e Ninho: mães influenciadoras na publicidade do Ninho Forti + Composto Lácteo da Nestlé
Authors: Castro, Monalisa Ellen Barros de
Advisor: Silva, Antônio César da
Keywords: Aleitamento Materno;Indústria de Alimentação Infantil;Performances de Maternidade;Influenciadores Digitais;Narrativa da Publicidade Hibridizada.
Issue Date: 2022
Citation: CASTRO, Monalisa Ellen Barros de. Leite e Ninho: mães influenciadoras na publicidade do Ninho Forti + Composto Lácteo da Nestlé. 2022. 154 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Abstract in Brazilian Portuguese: A amamentação é uma prática que possui inúmeros benefícios e vantagens tanto para a saúde do bebê quanto para a da mãe lactante, sendo preconizada exclusivamente nos seis primeiros meses e complementada até os 2 anos de idade ou mais pela Organização Mundial da Saúde. Entretanto, ela vem sofrendo influências de fatores externos ao longo do tempo que culminaram em sua diminuição, como a indústria dos substitutos do leite materno. Indústria essa que com o surgimento de novas medidas regulatórias no âmbito da publicidade voltada para a alimentação infantil, vem criando cada vez mais estratégias para se manter relevante neste cenário. Encontrando na internet e suas plataformas uma potente ferramenta para se relacionar com a mãe lactante, ela utiliza, dentre diversos recursos, os chamados “novos mediadores”, as influenciadoras digitais. Nesse contexto, as insta moms ganham destaque, pois através do uso de suas redes sociais elas performam diversas representações de maternidade. É nessa conjuntura que surge o Ninho Forti+ Composto Lácteo da Nestlé e sua campanha de lançamento nas plataformas digitais. O objetivo do presente estudo é analisar a referida campanha, observando uso das insta moms para a promoção do produto, através de estratégias que surgiram com a chegada das novas mídias. Para isso recorreu-se a uma abordagem teórica, onde a metodologia de pesquisa adotada foi a do estudo de caso, havendo uma coleta de dados das publicações da campanha durante o seu período de lançamento. Foram trabalhadas as ideias de “maternidade performática” e “de tutorial” de Schneider (2020), vulnerabilidade e consumo na maternidade de Riemenschneider e D’Aquino (2017) e Davies et al. (2010) e narrativa da publicidade hibridizada de Covaleski (2012). Para se chegar aos resultados pretendidos, procedeu-se à análise do conteúdo de 9 publicações no perfil do Instagram de influenciadoras e insta moms promotoras do produto. As conclusões do trabalho apontam que a publicidade da Nestlé, mesmo ao procurar mostrar uma modernização em sua comunicação ao escolher as influenciadoras digitais para promover seu composto lácteo, continua replicando e perpetuando um imaginário de mãe bastante explorado na sua comunicação de mídias tradicionais, conservando a mãe no lugar de cuidadora dos filhos e do lar, as vulnerabilizando e ainda reforçando esse imaginário para as mães das futuras gerações
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72314
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