Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72069
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A realização de visitas técnicas na formação profissional do técnico em química: um estudo de caso
Otros títulos : La realización de visitas técnicas e n formación professional en técnicos de química: um estúdio de caso
Título en inglés: Performing technical visits in vocational training in chemistry technicians: a case study
Autor : Nascimento, Tassio Lessa do
Bertini, Luciana Medeiros
Rios, Maria Alexsandra de Sousa
Palabras clave : Aula de campo;Visita técnica;Técnico em química;Educação profissional
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Research, Society and Development
Citación : NASCIMENTO, Tássio Lessa do; BERTINI, Luciana Medeiros; RIOS, Maria Alexsandra Sousa. A realização de visitas técnicas na formação profissional doTécnico em Química: um estudo de caso. Research, Society and Development, [s.l.], v. 9, p. 1/e419985651-19, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Um dos grandes desafios do docente que atua na educação profissional é a aproximação do mercado de trabalho com os assuntos estudados em sala de aula. Com isso, o objetivo desse trabalho foi propor um estudo de caso com uma metodologia diferenciada, aplicada na disciplina de Tecnologias Químicas Regionais do curso Técnico de Nível Médio em Química, modalidade Subsequente, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi. O método foi baseado em visitas técnicas contemplando todos os conteúdos da ementa da disciplina. Desta forma, cada aula foi estruturada em três fases, sendo a primeira denominada como pré-visita, contendo o planejamento da visita e a exposição do conteúdo teórico em sala de aula. A segunda etapa foi a visita, em que conheceram empresas de produção de água mineral, tratamento de águas e esgotos, carcinicultura, cerâmica, cervejaria, doces, leite pasteurizado, polpa de fruta, sal, siderúrgica e uma instituição de ensino e pesquisa. Na terceira fase categorizada como pós-visita, os alunos realizaram um seminário sobre um dos segmentos visitados, seguido de uma roda de conversa, em que debateram sobre os aspectos observ ados durante as aulas de campo. No final do semestre, para conhecer as percepções dos alunos referentes ao impacto dessas aulas na sua formação, e a avaliação da metodologia proposta pelo docente da disciplina, foi aplicado um questionário utilizando a escala de Likert. Com a compilação e análise das respostas, todos os participantes concordaram que o método proposto estava adequado e que teve importância nas formações acadêmicas e profissionais.
Abstract: One of the great challenges for teachers working in professional education is to bring the labor market closer to the subjects studied in the classroom. Thus, the objective of this work was to propose a case study with a different methodology, applied in the discipline of Regional Chemical Technologies of the Technical Course of Medium Level in Chemistry, Subsequent modality, of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi. The method was based on technical visits covering all the contents of the discipline's menu. In this way, each class was structured in three phases, the first being called pre-visit, containing the planning of the visit and the exposure of the theoretical content in the classroom. The second stage was the visit, in which they met companies to produce mineral water, water, and sewage treatment, shrimp farming, ceramics, brewery, sweets, pasteurized milk, fruit pulp, salt, steel, and an educational and research institution. In the third phase, categorized as post-visit, students held a seminar on one of the segments visited, followed by a conversation circle, in which they debated the aspects observed during field classes. At the end of the semester, to know the students' perceptions regarding the impact of these classes on their training, and the evaluation of the methodology proposed by the discipline's teacher, a questionnaire was applied using the Likert scale. With the compilation and analysis of the responses, all participants agreed that the proposed method was adequate and that it had importance in academic and professional training.
Resumen en español: Uno de los grandes desafíos del profesor que trabaja en educación profesional es la aproximación del mercado laboral con las asignaturas estudiadas en el aula. Así, el objetivo e este trabajo fue proposer iin estudio de caso con una metodología diferente, aplicada en la disciplina de Tecnologías Quíinicas Regionales del Curso Técnico de Medio Nivel en Quíinica, inodalidad posterior, del Instituto Federal de Rio Grande del Norte (IFRN), crinipns Apodi. El método se basó en visitas técnicas que abarcaban todos los contenidos del menú de la disciplina. De esta manera, cada clase se estructuraba en tres fases, la priinera llamada pre- visita, que contenía la planificación de la visita y la exposición del contenido teórico en el aula. La segiiiida etapa fue la visita, en la que se reunieron enipresas de produccióii de agiia mineral, tratamiento de aguas y aguas residuales, cultivo de caniarones, cerámica, cerveceria, dulces, leche pasteurizada, piilpa de fruta, sal, acero y una institución ediicativa y de investigación. En la tercera fase, categorizada coino posterior a la visita, los estudiantes realizaron un seminario sobre uno de los seginentos visitados, seguido de un círculo de conversación, en el que debatieron los aspectos observados durante las clases de campo. Al final del semestre, para conocer las percepciones de los alumnos sobre el iinpacto de estas clases en su formación, y la evaluación de la metodología propuesta por el profesor de la disciplina, se aplicó un cuestionario utilizando la escala Likert. Con la compilación y el análisis de las respuestas, todos los participantes acordaron que el método propuesto era adecuado y que tenía importancia en la formación académica y profesional.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72069
ISSN : 2525-3409
Aparece en las colecciones: DEME - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_masrios.pdf5,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.