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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71960
Tipo: | TCC |
Título : | Emprego de tecnologias de game para a renderização em tempo real de projetos arquitetônicos |
Título en inglés: | Employment of game technologies for the real-time rendering of architectural projects |
Autor : | Carvalho, Natanael Francisco Ferreira de |
Tutor: | Oliveira, Adriano Anunciação |
Palabras clave : | Computação gráfica;Renderização;Arquitetura |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | CARVALHO, Natanael Francisco Ferreira de. Emprego de tecnologias de game para a renderização em tempo real de projetos arquitetônicos. 2022. 58 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O uso da renderização para uma melhor assimilação da imagem em projetos arquitetônicos requer melhoria, e , a partir dessa necessidade, este trabalho de pesquisa, veio apresentar a renderização em tempo real, na busca por atender a demanda e o mercado. Assim sendo, este trabalho de pesquisa vem apresentar esse diferencial. É com base no acompanhamento das necessidades humanas, que as novas tecnologias podem contribuir com a melhoria por meio da implementação de projetos na área da Arquitetura Urbanística, assim como em outras áreas.Este trabalho de pesquisa propõe-se a aplicação de tecnologias usualmente utilizadas em games no ofício dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo, utilizando a renderização em tempo real a fim de otimizar os resultados de um processamento digital, conferindo também rapidez ao projeto à referida renderização. Objetiva-se melhorar a qualidade das imagens e tornar os projetos mais simples e eficientes. Para tanto, discute-se as técnicas do ray traycing e da rasterização, possibilitando o emprego da técnica de renderização em tempo real, ainda, pouco explorada na Arquitetura. A intenção também é facilitar a compreensão do usuário em relação ao projeto em discusão, permitindo a familiarização e o diálogo com aquele que compartilha o desenho. Dessa forma, desperta a relação de diálogo entre o Arquiteto e o cliente, auxiliando na construção de uma obra que satisfaça a necessidade do cliente. |
Abstract: | The use of rendering for a better assimilation of the image in architectural projects requires improvement, and, from this need, this research work, came to present the rendering in real time, in the search to meet the demand and the market. Therefore, this research work presents this differential. It is based on the monitoring of human needs that new technologies can contribute to improvement through the implementation of projects in the area of Urban Architecture, as well as in other areas. This research work proposes the application of technologies commonly used in games in the craft of Architecture and Urbanism professionals, using real-time rendering in order to optimize the results of a digital processing, also giving speed to the project to that rendering. The objective is to improve the quality of images and make projects simpler and more efficient. Therefore, ray traycing and rasterization techniques are discussed, enabling the use of the real-time rendering technique, still little explored in Architecture. The intention is also to facilitate the user’s understanding of the project under discussion, allowing familiarization and dialogue with the person who shares the drawing. In this way, it awakens the relationship of dialogue between the Architect and the client, helping in the construction of a work that satisfies the client’s needs. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71960 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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