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Tipo: TCC
Título : Bibliotecas comunitárias e marketing: um entrelaço de possibilidades
Autor : Almeida, Marina Sales de
Tutor: Oliveira, Isaura Nelsivânia Sombra
Palabras clave : Bibliotecas comunitárias;Marketing;Barreiras para aplicação do marketing
Fecha de publicación : 2022
Citación : ALMEIDA, Marina Sales de. Bibliotecas comunitárias e marketing: um entrelaço de possibilidades. Orientadora: Isaura Nelsivânia Sombra Oliveira. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A sobrevivência de instituições sociais decorrem de vários fatores, no entanto, o reconhecimento do público é elemento primordial para resistir às adversidades. Neste sentido, as bibliotecas comunitárias adentram esta realidade quando se encaixam no perfil de instituições que precisam buscar reconhecimento para que possam, não apenas existir, mas também alcançar aqueles sujeitos que mais necessitam dela. Tendo isto em vista, podemos afirmar que a pesquisa em questão tem como objetivo geral analisar a necessidade do marketing para bibliotecas comunitárias, propondo assim uma investigação acerca da pertinência deste campo de estudo no contexto desta tipologia de biblioteca. O presente estudo tem como característica sua natureza básica e objetivo exploratório, apresentando uma abordagem qualitativa, no qual o procedimento utilizado foi a pesquisa de campo. Um questionário foi aplicado como instrumento de coleta de dados, contendo perguntas de caráter misto. Para a análise de dados foi utilizada a analise de conteúdo. Como resultado, observamos que as bibliotecas comunitárias fazem mais divulgação e promoção do que a aplicação do marketing em si, utilizando apenas uma das etapas desta ferramenta de gestão, de modo que seu aprofundamento ainda é realizado por poucos. Desse modo, concluímos que há grande necessidade do marketing para bibliotecas comunitárias, pois sua aplicação envolve aspectos de significância ímpar para a visibilidade destes espaços, contribuindo para a continuidade de seus trabalhos.
Abstract: The survival of social institutions stems from several factors, however, public recognition is a primary element in resisting adversities. In this sense, community libraries adhere to this reality when they fit into the profile of institutions that need to seek recognition so that they can not only exist, but also reach out to those who need it most. With this in view, we can affirm that the research in question aims to analyze the need for marketing for community libraries, thus proposing an investigation into the relevance of this field of study in the context of this type of library. The present study characterizes its basic nature and exploratory objective, presenting a qualitative approach, in which the procedure used was field research. A questionnaire was applied as a data collection instrument, containing questions of mixed character. Content analysis was used for data analysis. As a result, we observed that community libraries do more publicity and promotion than the application of marketing itself, using only one of the steps of this management tool, so that its deepening is still carried out by a few. Thus, we conclude that there is great need for marketing in community libraries, because its application involves aspects of unique significance for the visibility of these spaces, contributing to the continuity of their work.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71914
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