Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71912
Tipo: | TCC |
Título: | Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho: contribuições para a preservação do patrimônio material e imaterial cearense |
Autor(es): | Mendes, Luzia Gabriela Dantas de Lima |
Orientador: | Nunes, Jefferson Veras |
Palavras-chave: | Conservação e restauro;Educação patrimonial;Patrimônio cultural |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MENDES, Luzia Gabriela Dantas de Lima. Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho: contribuições para a preservação do patrimônio material e imaterial cearense. Orientador: Jefferson Veras Nunes. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A presente pesquisa busca instigar uma reflexão sobre a importância da preservação, manutenção, construção e aplicação de saberes relacionado à educação patrimonial e o ensino da área de conservação e restauro, a fim de impulsionar a formação de indivíduos com habilidades e competências específicas, que possam oferecer suporte teórico e prático necessários, evitando assim danos irreparáveis aos bens que se encontram sob sua responsabilidade e contribuir para a preservação das características importantes do acervo histórico-cultural do seu povo. A pesquisa concentra-se no ensino e desenvolvimento das áreas referentes à conservação e restauro no Estado do Ceará, tendo como objeto de estudo a Escola de Artes de Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), instituição atuante no ensino da área e que se mantém como uma das poucas cearenses do gênero que buscam a capacitação em restauração e conservação do patrimônio material e imaterial, e capacitação por meio de educação patrimonial, oferecendo cursos específicos para a formação de profissionais, valorização, pesquisa, manutenção e recuperação do patrimônio cultural cearense. |
Abstract: | This research seeks to instigate a reflection on the importance of preservation, maintenance, construction and application of knowledge related to heritage education and teaching in the area of conservation and restoration, in order to boost the formation of individuals with specific skills and competences, which can offer the necessary theoretical and practical support, thus avoiding irreparable damage to the assets that are under its responsibility and contribute to the preservation of the important characteristics of the historical and cultural heritage of its people. The research focuses on the teaching and development of areas related to conservation and restoration in the State of Ceará, having as object of study the Escola de Artes de Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), an institution active in teaching the area and which remains as one of the few cearenses of its kind that seek training in restoration and conservation of tangible and intangible heritage, and training through heritage education, offering specific courses for training professionals, valuing, researching, maintaining and recovering the cultural heritage of cearense. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71912 |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_lgdlmendes.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.