Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paiva, Antonio Cristian Saraiva | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Carlos Henrique Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-22T13:35:19Z | - |
dc.date.available | 2014-01-22T13:35:19Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, C. H. L.; Paiva; A. C. S. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7174 | - |
dc.description | PINHEIRO, Carlos Henrique Lopes. Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará. 2013. 252f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas - Aspectos sociais - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários - Ceará - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Aspectos sociais - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Expansão do ensino superior - Ceará | pt_BR |
dc.title | Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A expansão e interiorização do ensino superior, no contexto brasileiro contemporâneo, possibilitaram a inserção de novos questionamentos acerca da política educacional, estrutura e funcionamento, inclusão e profissionalização, dentre tantos outros temas passíveis da investigação sociológica. Tomando-os como pano de fundo, entendemos que a expansão pública e espacializada desse nível de ensino para cidades distantes dos grandes centros urbanos, deve ser pautada também pela investigação e compreensão dos docentes inseridos nesse contexto. Assim, com o intuito de dar continuidade às pesquisas que buscam compreender a dinâmica do ensino superior brasileiro pelo viés da interiorização, esta pesquisa analisa o trabalho docente a partir das trajetórias narradas pelos próprios professores universitários que vivenciam suas práticas acadêmicas cotidianas e mantêm vínculos institucionais nas universidades públicas do interior do Ceará. Estabelecemos, deste modo, um debate acerca das representações identitárias que circundam a noção do trabalho docente e envolvem um conjunto de variáveis que se relacionam ao conceito de identidade, tais como “reconhecimento social”, “resistência”, “alteridade”, “campo simbólico”, “jogo de interesses”, “pertencimento” e “ação social”, expressos tanto conceitualmente quanto nos relatos dos professores investigados. Partimos da premissa que, ao pensarmos sobre a natureza do trabalho docente, não podemos incorrer no erro de generalizar esta atividade desconsiderando o nível de ensino, a natureza da instituição educacional, os vínculos empregatícios e as condições de trabalho nem, tão pouco, poderemos desprezar o aspecto territorial, ou seja, o lugar onde o(a) professor(a) realiza suas atividades, os vínculos que mantém com estes espaços, suas estratégias de sociabilidade, reconhecimento e pertencimento ou não nestas cidades. Ao estudar a interiorização do ensino superior a partir dos professores efetivos que trabalham nessas instituições, podemos verificar além dos problemas e percalços deste processo que, para os docentes, o lugar importa, que a mobilidade entre territórios produz impactos variados, que é importante compreender a relação cidade/universidade e que a partir de uma leitura territorial é possível compreender o fenômeno da expansão e interiorização do ensino superior no Brasil e no Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013-TESE-CHLPINHEIRO.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.