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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Construção de conhecimento agroecológico no semiárido cearense
Título em inglês: Agroecological knowledge construction in the semi-arid region of Ceará
Autor(es): Pinheiro, Bruna Carolina Frazão Silva
Gamarra-Rojas, Guillermo
Mattos, Jorge Luiz Schirmer de
Lima, Filipe Augusto Xavier
Fernandes, Luís Eduardo Sobral
Palavras-chave: Agricultura orgânica;Ecologia agrícola;Extensão rural
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Extensão Rural
Citação: PINHEIRO, Bruna Carolina Frazão Silva; GAMARRA-ROJAS, Guillermo; MATTOS, Jorge Luiz Schirmer de; LIMA, Filipe Augusto Xavier; FERNANDES, Luís Eduardo Sobral. Construção de conhecimento agroecológico no semiárido cearense. Extensão Rural, Santa Maria/RS, v. 29, n. 1-5, p. 1-35, jan./mar. 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71726. Acesso em: 19 abr. 2023.
Resumo: A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) representa a retomada do fortalecimento da agricultura familiar e o atendimento das demandas da sociedade por uma agricultura sustentável. Sua materialização se traduz na transição da agricultura convencional para agriculturas de base ecológica, a partir de metodologias participativas e sob um enfoque multidisciplinar e sistêmico de ATER. O artigo apresenta uma análise das percepções dos atores sociais das agriculturas orgânica e agroecológica do semiárido cearense sobre o processo de construção do conhecimento agroecológico. Para tal, lançou-se mão da análise de conteúdo de entrevistas utilizando-se como marcos de referência o Sistema de Conhecimento Ecológico (SCE) e os objetivos da PNATER. Os resultados desta pesquisa indicaram que há necessidade de um maior aprofundamento sobre a percepção dos atores sociais quanto à construção do conhecimento agroecológico e a PNATER. Tais percepções concentraram-se nas dimensões de práticas ecologicamente corretas, aprendizagem e facilitação de aprendizagem. Ademais, poucos temas emergentes estavam relacionados às instituições de apoio e ambiente político favorável.
Abstract: The National Policy for Technical Assistance and Rural Extension (PNATER) represents the resumption of strengthening family farming and meeting society's demands for sustainable agriculture. Its materialization translates into the transition from conventional agriculture to ecologically based agriculture, based on participatory methodologies and under a multidisciplinary and systemic approach to Rural Extension. The article presents an analysis of the perceptions of the social actors of organic and agroecological agriculture in the semi-arid region of Ceará on the process of building agroecological knowledge. To this end, we performed a content analysis of interviews, using the Ecological Knowledge System (SCE) and the objectives of PNATER as benchmarks. The results of this research indicated that there is a need for greater depth regarding social actors’ perception of the construction of agroecological knowledge and PNATER. These perceptions focused on the dimensions of ecologically sound practices, learning itself, and learning facilitation. Furthermore, few emerging themes were related to supporting institutions and a favorable political environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71726
ISSN: 2318-1796
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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